“Mamanalgesia” é apresentado em Congresso Nacional de Secretarias da Saúde

Procedimento que aplica vacinas durante amamentação nas UBS´s de Farroupilha foi levado a evento em Minas Gerais

Desde 2024, a Prefeitura de Farroupilha através da Secretaria de Saúde realiza, em todas as Unidades Básicas de Saúde, um procedimento chamado de “Mamanalgesia”, que permite que a aplicação de vacinas, teste do pezinho e coletas de sangue sejam realizados nos bebês durante a amamentação materna.

Para apresentar este case, Thiago Brambilla, Secretário Municipal de Saúde, Gabriela Muller Lehmen, Diretora Técnica do Pró Saúde, e Jamille Grimm, Coordenadora de Enfermagem, estiveram em Minas Gerais, participando do Congresso Nacional de Secretarias da Saúde, evento que reuniu outros 15 municípios gaúchos.

Conforme Brambilla, o objetivo da mamanalgesia é diminuir a hesitação vacinal nas crianças, que muitas vezes ocorre por conta do sentimento de dor nos pequenos, além de aumentar o vínculo da mãe e do bebê, diminuindo a angústia de ambos durante o procedimento de aplicação dos imunizantes, importantes para a bom crescimento da criança.

O Secretário comentou que desde que o procedimento começou a ser aplicado, ele tem sido realizado com muito sucesso na cidade. “É visível que a cada atendimento as mães se sentem mais satisfeitas e seguras quando os bebês não apresentam choro excessivo, nem apresentam sinais de dor intensa, desta forma, facilitando o retorno e evitando a hesitação ou atraso vacinal”.