Exposição fotográfica realizada por alunos da Apae Farroupilha destaca a diversidade e a inclusão

.

Uma iniciativa que envolve alunos da instituição de ensino, suas famílias e a comunidade local, e que teve o poder de transformar a arte de fotografar em uma importante ferramenta de inclusão. Por meio da percepção de cada fotógrafo iniciante, a exposição revela como enxergam o mundo onde estão inseridos, destacando suas perspectivas e o seu potencial criativo.

Durante o processo de criação foram realizadas quatro oficinas junto aos alunos, visando desenvolver habilidades técnicas e criativas. Após, as fotos produzidas por eles, em momentos de lazer ou no convívio familiar, foram selecionadas e preparadas para a exposição. Ao todo mais de 100 fotografias fazem parte da exposição. Divididos em quatro turmas, manhã e tarde, 38 alunos participaram da ação cultural.

Além das fotografias, o Projeto Olhares, que faz parte da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – Lei Aldir Blanc, inclui a produção de um documentário detalhado, que registra todo o processo, desde as oficinas de fotografia até entrevistas com os alunos, mostrando o impacto desta ação no dia a dia dos envolvidos.
Entre os objetivos do projeto estão a promoção da inclusão social, a estimulação da criatividade, o fortalecimento de laços comunitários e o desejo de impactar os visitantes da exposição e do documentário ao serem apresentadas diferentes perspectivas e realidades, entre outros.

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Farroupilha será o local da cerimônia de abertura, marcada para a quarta-feira, 25 de junho, às 19h30min, oferecendo aos presentes, coquetel e uma atração circense, prometendo uma noite inesquecível.

Conforme o produtor de “Olhares”, Marlon Peres, a combinação de fotografia e audiovisual não apenas tem a capacidade de mostrar o mundo através dos olhares únicos dos alunos, mas também de promover uma mensagem poderosa de inclusão e respeito. “Acreditamos que a exposição e o documentário terão um impacto significativo, gerando empatia, compreensão e respeito tanto nos participantes diretos quanto nos visitantes da exposição”, salienta.

Para sua execução, a proposta teve o apoio fundamental da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Farroupilha – Apae, através da direção, professores e pais dos alunos, além do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE – do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

O núcleo é um facilitador e disseminador de ações inclusivas, buscando não apenas a inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas nos bancos escolares, mas, também, sua permanência e saída exitosa para o mundo do trabalho, atuando no ensino, na pesquisa e na extensão. A mostra artística ficará aberta ao público até o dia 2 de julho permitindo que a comunidade de Farroupilha e região tenha acesso a essa poderosa mensagem.

Projeto Olhares

  • Exposição Fotográfica e Documentário
  • Data de Abertura: 25 de junho
  • Horário: 19h30min
  • Local: IFRS Campus Farroupilha – R. São Vicente, 785 – Cinquentenario
  • Período de Exposição: 25 de junho de 2025 a 2 de julho de 2025