Marcos Pretto falece aos 56 anos

“Sempre fui uma pessoa de pequenos, mas consistentes sonhos”, confessou no bate-papo realizado em 2017, quando assumiu o CNEC Farroupilha

Em 2017, o Jornal O Farroupilha publicou o perfil do professor Marcos Ricardo Pretto, que faleceu aos 56 anos, no dia 3 de abril, em decorrência de um câncer no pâncreas, conforme divulgado. Na época, ele assumia a direção da colégio e faculdade CNEC Farroupilha, onde atuaria como professor até 2023. Estava como presidente da Associação dos Administradores da Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul (Aanergs) e coordenador e docente dos cursos de Administração, Processos Gerenciais, Gestão de Recursos Humanos e Engenharia de Produção na UCS.


Lá em 2017, compartilhamos a alegria de Pretto com a direção da instituição. “É uma grande satisfação! Acredito que minha visão de gestão empresarial aliada à vivência acadêmica vai contribuir para o crescimento da instituição. Nunca planejei isso porque tem sido meu hobby dar aulas, gosto muito. A docência me atualiza profissionalmente porque exige estudo e preparo, mas estou focado nas atividades da direção”, disse.


A dificuldade de falar em público, característica que trazia consigo, havia sido eliminada na carreira corporativa, já que ele havia passado por diversos cargos dentro de empresas.


“A gente supera o que não sabe com muita dedicação, com muito trabalho. Eu não meço esforços para realizar uma atividade, sou perseverante, este é meu estilo. Acredito que a disposição em assumir responsabilidades fez com que eu tivesse uma ascensão profissional muito bacana”, confessou sobre si mesmo.
Assumiu a direção do CNEC Farroupilha e logo pôde apontar as conquistas, conferidas pelos farroupilhenses.


Formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Gestão Empresarial e mestrado em Engenharia de Produção, a vida de Pretto sempre esteve ligada aos estudos.


Residia em Caxias do Sul, com a esposa Denise, com quem era casado desde 1997, e com os filhos Arthur e Gabriel. Na época, tinham acabado de fazer uma viagem aos Estados Unidos.


Pretto também fazia parte do Conselho Municipal do Meio Ambiente e sempre que podia estava presente nos eventos promovidos pelas entidades da cidade.
Concluiu aquele encontro com uma frase sobre si mesmo: “Sempre fui uma pessoa de pequenos, mas consistentes sonhos”.

REPORTAGEM: Claudia Iembo