Mulheres que Tocam as Nuvens: a gaúcha que voa pelos céus do Brasil

“Todas as vezes que passo pelo aeroporto, pelo menos umas três pessoas me param para parabenizar, dizem que sou uma inspiração”.

Natural de Bento Gonçalves (RS) e criada em Garibaldi (RS), Rafaela Loss Garcia, a copiloto de 31 anos, acumula mais de 5 mil horas de voo e sobrevoa os céus do Brasil a bordo de um Airbus A320 da LATAM, com a responsabilidade de transportar uma média de 170 passageiros por voo com segurança.
A sua relação com a aviação começou dentro de casa. Com 16 anos, ao decidir qual profissão seguir, pensou em estudar para se tornar comissária. Teve a certeza de que queria ser piloto quando passou a frequentar o Aeroclube de Garibaldi e foi convidada para um voo. “Um fator decisivo foi o apoio da minha mãe, Susana. Eu achava que era algo inalcançável, mas minha mãe sempre me incentivou a ir por partes. Acabei me envolvendo e nunca mais pensei em mudar de área”, conta Rafaela.
Com a conclusão do curso para piloto comercial, Rafaela atuou como instrutora por quase seis anos com o objetivo de acumular horas de voo e, em 2019, ingressou na LATAM. Da base de Guarulhos, ela opera voos para todo o Brasil e já conta com mais de 5 mil horas de voo. “Todas as vezes que eu passo pelo aeroporto, pelo menos umas três pessoas me param para parabenizar, dizem que sou uma inspiração. E a gente nem se dá conta disso às vezes. É isso que te traz para a realidade de representar tantas mulheres”, compartilha Rafaela.
Para as mulheres que têm o sonho de serem aviadoras, ela deixa um aprendizado: “A palavra é persistir. Tem horas difíceis, de dúvidas sobre se você está no caminho certo, mas é importante persistir. E também seguir a dica que minha mãe deu lá atrás: vai por partes, fazendo um pouquinho de cada vez. No final, você junta tudo e dá certo”, finaliza.
“Todas as vezes que passo pelo aeroporto, pelo menos umas três pessoas me param para parabenizar, dizem que sou uma inspiração”.