“O segredo é fazer aquilo que se ama”

A tecnologia ocupa um espaço atrativo entre as opções do mercado de trabalho. Quem está inserido nela pode dar dicas valiosas, como faz a seguir Igor Reolon

Como exemplos de profissionais realizados, começamos com Igor Reolon, proprietário da Perfil Comp, empresa especializada em tecnologia da informação. Para ele, o fundamental é a pessoa fazer o que gosta, independente da área. Conselho atemporal, que carrega a diferença entre fazer bem feito e fazer de qualquer maneira. Nesta crença residem os fatores que determinam o grau de satisfação profissional. A afirmação fica por conta dele: “Eu faço a gestão sobre algo que tenho muito prazer, que é a tecnologia. Isso me faz muito realizado e feliz”, assume em seus 25 anos na área.
Hábil em administrar talentos, Reolon faz de sua empresa um lugar onde as pessoas gostam de trabalhar – no fim de 2021, a Perfil Comp foi certificada como uma das melhores para trabalhar pela consultoria global Great Place to Work (GPTW).
É deste mundo da tecnologia, no qual desenvolve suas competências, que ele analisa o mercado de trabalho. “O mercado está superaquecido, em vasta expansão porque há muita demanda e muito amadurecimento também. Antigamente tínhamos o profissional de TI, que era quem fazia muitas coisas ao mesmo tempo. Hoje, existem especificidades dentro desse mercado. Eu diria que o profissional que tem muita demanda é o profissional de segurança de dados, em função de todos os cyber-ataques que temos visto, mas todas as áreas dentro da TI são atrativas porque elas se atualizam muito rápido e isso faz com que sempre haja procura por bons profissionais. As empresas entendem que TI não é custo, é investimento e isso tem trazido bons resultados para os que buscam a área”.
Em linha com as tendências que a tecnologia traz, Reolon acompanha as novidades do metaverso e acredita que é preciso um equilíbrio entre a vida paralela e a real. “Não tenho dúvidas de que o metaverso vai trazer benefícios, há poucos dias por exemplo, uma marca de carros convidou os clientes para conhecerem o lançamento no metaverso, a tecnologia movimenta marketing”, opina.
As mídias já acenam o surgimento de novas profissões com o metaverso, novas possibilidades para que as pessoas busquem a realização que vem do trabalho.
Para aqueles que optarem pela tecnologia, Reolon diz que “é um mercado muito dinâmico, muito rápido, que traz desafios diários, com salários atrativos. Tudo o que é tendência chega primeiro para o mercado da tecnologia”. Mas a ressalva aparece novamente. “Não adianta querer entrar nessa área porque é legal. Tem que gostar e fazer bem feito, só desta forma temos sucesso na vida”, ensina o empresário.

REPORTAGEM: Claudia Iembo