A marca do presidente do Sindigêneros de Farroupilha

Gilberto Nienov empregou ao seu mercado as características que preza em sua vida pessoal. Atraiu a família para o negócio e agora também pode se dedicar à presidência do Sindigêneros da cidade

Vontade e persistência. Não há como fugir disso, principalmente quando se trata de começar uma atividade nova. Estas duas forças escreveram os capítulos da história da família de Gilberto Nienov, proprietário do mercado Multi do bairro Medianeira. Ele, a esposa Leonir e os filhos Rodrigo e Andrigo trabalham juntos no empreendimento, onde todos sabem fazer qualquer função, apesar de cada um ter o seu talento.
Em 1993, a família, formada na época por três membros, chegou a Farroupilha, vinda de Feliz. O atrativo era a oportunidade de trabalho. Chegaram e abriram um mercado no bairro que estão até hoje. “Em 2000 mudamos o mercado Farroupilha para este endereço que ocupamos hoje e em 2002 passamos a ser Multi”, relata Nienov, mencionando que quando chegou à cidade, não sabia nada do negócio no qual incluiria a família toda mais tarde.
Em 2023 o que era novidade em sua vida vai completar 30 anos! “O Andrigo nasceu praticamente dentro do mercado e estarmos todos unidos no negócio da família me deixa muito tranquilo e feliz”, afirma.
Com o passar do tempo, o proprietário acabou empregando ao mercado aquilo que segue em sua vida: organização, limpeza, disciplina. Dentro do seu mercado, tudo está no lugar, o que otimiza o tempo para pensar em estratégias que se tornam diferenciais em seu empreendimento, como a aquisição do SIM, Serviço de Inspeção Municipal, para o açougue. “Este foi um grande investimento que fizemos para oferecer aos clientes a garantia de qualidade em nossos produtos de origem animal. Podemos produzir empanados porque somos fiscalizados pela prefeitura municipal”, explica Nienov.
Atenção aos produtos e às pessoas que compõem a equipe do mercado. A família conta com 12 funcionários, que se reúnem todas as manhãs para um momento de oração ou para alguma confraternização junto aos proprietários. “Temos esta rotina há uns 15 anos e penso que é muito especial este momento. Depois disso iniciamos nosso dia”, conta sorrindo por debaixo da máscara.
O hábito ajuda a explicar o fato de ter funcionários que estão há mais de décadas com a família e também fala muito sobre a forma de administração dos gestores.
O mercado da família atravessa os anos assessorados pelas facilidades da rede, em marketing, por exemplo, mas também conta com a vantagem da visão de negócios de Nienov. “O Multi é uma marca que está enraizada em nossa região e mesmo com os grandes mercados que chegaram à cidade, se mantém confiante. Para nós, enxergamos que nosso cuidado com os clientes, a proximidade que temos com eles conta muito a nosso favor”, acredita.
Quanto ao futuro, a aposta recai na continuidade do mercado pelos filhos. “O futuro a Deus pertence, mas a continuidade de tudo está em um bom caminho, nas mãos dos filhos”, diz o orgulhoso pai e empresário.

Sindigêneros
Gilberto Nienov é atualmente o presidente do Sindigêneros de Farroupilha, entidade destaque sindical no prêmio Ranking Agas 2021. A Associação Gaúcha de Supermercados realizou evento na sede da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), em Porto Alegre, no dia 25 de abril.
À frente da entidade, na gestão de 2022 a 2025, Nienov já fazia parte da diretoria anteriormente e, portanto, é conhecedor das atividades, as quais pretende dar continuidade. “É um desafio grande que vem junto a um grande aprendizado também, pois trata-se de uma entidade representativa em nosso município. Vamos buscar sempre oferecer o melhor aos nossos associados, como plano de saúde, assessoria jurídica, telefonia, etc e vamos trabalhar a oferta de cursos, retomar os dissídios, enfim, há muito trabalho que requer dedicação”, analisa.
Aproveitando o tema “cursos”, Nienov ressalta que a sede do Sindigêneros em Farroupilha oferece uma sala para a realização de cursos que fica à disposição dos associados e para locação de terceiros, segundo ele.
Se Nienov enxerga que é preciso dedicação à presidência do Sindigêneros, também sabe que, levando em conta suas conquistas profissionais, não há diferença do que já pratica em seu dia a dia, tendo ao lado a família que tanto preza.

REPORTAGEM: Claudia Iembo