Reinaugurada a Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac

14 de setembro apresentou uma tarde típica de inverno em Farroupilha: céu cinzento e vento frio, que trouxe a novidade

14 de setembro apresentou uma tarde típica de inverno em Farroupilha: céu cinzento e vento frio, que trouxe a novidade da reinauguração da Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac, agora à Rua Pinheiro Machado, 152 A.
Ambiente espaçoso, organizado e planejado para oferecer muito além dos livros, como entrega a bibliotecária Cristina Arruda. “Queremos continuar cumprindo a missão de acolher escritores locais para divulgar suas obras e abrir possibilidades para os jovens trocarem ideias e isso tudo vai muito além da literatura”, explica.
O novo endereço, localizado bem no centro da cidade, tem tudo para atrair ainda mais o público e fazer com que novos projetos e parcerias sejam firmados. Além do empréstimo de livros, há a promoção de ações paralelas, como leitura nas férias, roda de leitura, oficinas de escrita, poesia, conto e crônica, piquenique literário, semana literária, troca-troca de livros, estação digital, entre outros.
A reinauguração contou com a presença do prefeito em exercício Jonas Tomazini, da secretária da Educação Luciana Zanfeliz, assim como de membros da secretaria, integrantes da AFADEV, estudantes do Projeto Criar, que levaram mimos que ficarão expostos na biblioteca, integrantes do comitê jovem, entre outras pessoas que apoiam e valorizam a biblioteca municipal. A execução da trilha sonora ficou por conta do músico Maurício Farinon.
“A biblioteca está em uma nova fase e com isso estamos cumprindo um dos compromissos de campanha, que é a redução dos gastos da máquina pública, pois esta mudança representa menos da metade do aluguel que tínhamos anteriormente. Estamos felizes com a reinauguração de um local que recebe quem vem em busca de conhecimento”, ressaltou Tomazini.
A secretária da educação, agradeceu o trabalho de muitas mãos na mudança do local. “Nada se constrói sozinho. A mudança da biblioteca teve ajuda de muitas escolas que cederam seus servidores para este trabalho e com isso foi possível a reinauguração em tempo recorde. Gratidão a todos que contribuíram para que este espaço fosse entregue hoje à comunidade”, afirmou Luciana Zanfeliz.
A data entra para o histórico da biblioteca que vai cumprindo seu papel na sociedade de forma singular. Ela está de portas abertas a todos, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30, sem fechar ao meio dia.
Contatos: (54) 99632-9829 ou 3698-4599.

Integrantes da biblioteca: (da esquerda para direita) Mateus Provensi, Débora Sordi, Cristina Arruda e Silvana Balbinot com o prefeito em exercício Jonas Tomazini e a secretária de educação Luciana Zanfeliz. FOTO: Claudia Iembo