O alvo agora é Brasília

Glória Menegotto é candidata a Deputada Federal pelo Rio Grande do Sul pelo União Brasil. Seu número é 4488. Com vasta experiência na vida pública, ela quer expandir sua atuação muito além dos limites do município

Quem, em Farroupilha, não conhece a Glória Menegotto? Desta vez ela é um dos 542 nomes do Rio Grande do Sul que disputam uma das 31 vagas do Estado na Câmara dos Deputados Federais. Anteriormente a cidade teve representantes como Lidovino Fanton e Wilson Cignachi.
“Passa pelo Congresso Nacional a solução dos problemas que afligem nosso país, de nada adiantando ter um presidente bom se o Congresso for ruim. Essa consciência foi o que disparou a missão de concorrer à Deputada Federal para defender ainda mais o povo, que é minha bandeira maior”, justifica a candidata.
Em seu material de campanha, palavras traduzem sentimentos. “Nossa região há tempos espera pela eleição de uma deputada federal dinâmica, inovadora e com a garra de superar os desafios que o país enfrenta, tanto no campo quanto na cidade, a fim de possibilitar entregas melhores, mais céleres e eficientes para população”.
Como é sabido, um deputado federal pode propor novas leis e sugerir a alteração ou revogação das já existentes. Qualquer projeto de iniciativa do presidente passa primeiro pela Câmara e depois pelo Senado.
Na eleição para deputado federal (e estadual), as vagas são preenchidas de acordo com a regra do Quociente Eleitoral. Nela, o total de votos válidos (sem contar os brancos e nulos) para o cargo é dividido pelo número de vagas do estado na Câmara. Ao todo, 10.429 candidatos concorrem às 513 vagas de deputado federal espalhadas pelos estados.
Disputa é algo que Glória já está acostumada. Em 1992 concorreu em sua primeira eleição, pelo PDT, a vereadora. Ficou como suplente. Quatro anos mais tarde foi a candidata a vereadora mais votada em Farroupilha. Foi eleita vereadora por cinco mandatos, também assumindo as pastas da Saúde, Habitação e Assistência Social, o que lhe possibilitou, entre muitos outros feitos, contribuir decisivamente para a construção de 6 novos postos de saúde e a upa 24 horas, deixando um legado positivo para a saúde da nossa região, além da construção de 220 apartamentos do Programa Minha Casa Minha Vida possibilitando acesso à moradia com dignidade para inúmeras famílias. Já concorreu ao cargo de prefeita e a deputada estadual.
A política aconteceu em sua vida depois de experimentar vários ofícios. Nascida em Bento Gonçalves, aos sete anos vendia frutas na beira da estrada. Aos 11 foi trabalhar em uma fábrica de tijolos e telhas, onde passou por um acidente que marcou seu dedo mindinho da mão esquerda. Depois foi para uma fábrica de vassouras e não parou mais. Até empregada doméstica foi, aos 16 anos de idade!
“Eu estudava, mas tinha que trabalhar para ajudar em casa. Andava descalça por aí. Até que resolvi vir para Farroupilha, morar com minha irmã Rosa. Fui parar em um porão de chão batido! Entrei para uma fábrica de calçados e depois uma de acolchoado”, contou ao jornal O Farroupilha.
Na sequência de suas experiências profissionais, o convite para ser professora de datilografia. Com os alunos, a oportunidade de trabalhar como despachante. “Naquela época eu não sabia nada a respeito da função. Mas aprendi, mais tarde virei sócia da Bom Car, empresa que me deu suporte por 30 anos”, conta, sem estar mais na administração.
Quem a conhece sabe que Glória é pessoa de fé e certa vez ela comentou que exatamente a fé em Deus é o que dá forças a ela neste meio político no qual transita. “Tudo o que consigo em minha vida é resultado da ação de Deus, porque é ele quem me dá a direção e me mostra o caminho que devo seguir. O meio político não é fácil! A gente vê muita coisa errada e é preciso ter muita fé para prosseguir. Sei que por mais que eu seja correta em minhas atitudes, sempre vai ter gente tentando me derrubar, mas isso não me assusta. Tenho pena de gente que mente, que passa por cima dos outros sem pensar no dia de amanhã”.

“Nossa região há tempos espera pela eleição de uma deputada federal dinâmica, inovadora e com a garra”.

Pensando no amanhã, Glória apresenta suas metas e propostas para o mandato

• Saúde
Buscar e disponibilizar recursos para ampliação da telemedicina por inteligência artificial, implantando uma central estadual de consultórios médicos virtuais integrando as UBS’s, UPA’s e pequenos hospitais com objetivo de desafogar as filas; assegurar que ocorra capacitação de médicos e equipe envolvida, qualificando para atuação nas consultas virtuais; e, batalhar pela saúde bucal através de projetos que capacitem e forneçam recursos ao SUS para que toda população tenha direito e dignidade nesse atendimento.
•Infraestrutura
Glória diz que fará esforço para implantação de terceira pista em trechos críticos, além da manutenção das vias; terá foco também na duplicação das estradas da região e do estado, contribuindo positivamente para o escoamento da produção, o fomento do turismo e a segurança no trânsito.
• Habitação
Afirma que lutará pelo desenvolvimento e aprovação de leis para possibilitar o sonho da casa própria, facilitando o acesso ao financiamento e linhas de crédito, proporcionando qualidade de vida às famílias.
“Entre minhas pautas estarão os demais programas e projetos de interesse ao país, buscando o fomento da produção nacional através de um ambiente de negócios mais favorável e uma educação de maior qualidade, observando, ainda, as competências constitucionais que acometem à Câmara dos Deputados”.
Segundo ela, “a escola da vida, a formação em Gestão Pública pela UCS, disposição para trabalhar, mãos limpas e muito conhecimento do Poder Legislativo” a qualificam para deputada federal.