Sesi-RS contribuirá com a recuperação de 200 escolas públicas atingidas pelas enchentes
Iniciativa integra programa “Sesi ao Seu Lado” e prevê doações de materiais didáticos e equipamentos, além de apoio psicossocial para a retomada das aulas
O Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Sul (Sesi-RS) firmou nesta segunda-feira, 27 de maio, um termo de cooperação com a Secretaria Estadual da Educação que prevê ações para a recuperação de até 200 escolas públicas atingidas pelas inundações no Estado. A iniciativa integra o programa “Sesi ao Seu Lado”, criado para apoiar a retomada das áreas de educação e saúde, minimizando impactos da calamidade pública instalada em razão das enchentes desde o fim de abril. Na última sexta-feira, 24 de maio, já havia sido firmado um termo de cooperação com a Secretaria Estadual da Saúde. A assinatura do termo de compromisso foi realizada pelo superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo, e pela secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira.
O trabalho do Sesi-RS na área da educação terá início com o mapeamento das escolas afetadas e a análise de dados sobre as necessidades dessas instituições. Entre as ações que serão desenvolvidas está a doação de materiais didáticos e equipamentos, como mobiliário, playgrounds, instrumentos musicais, kits de robótica, materiais pedagógicos e esportivos, além de livros. O projeto também envolve os apoios psicopedagógico e psicossocial para profissionais da educação e estudantes, cursos de formação para as equipes escolares e análise de dados e tendências educacionais, por meio do Observatório da Educação do Sesi-RS. As escolas serão definidas nos próximos dias, entre o Sesi-RS, a Secretaria da Educação e os municípios. O termo tem vigência desde a data da assinatura até o dia 31 de dezembro de 2024.
O Sesi-RS tem experiência na área da educação, com cinco escolas de Ensino Médio instaladas no estado (Gravataí, Montenegro, Pelotas, Sapucaia do Sul e São Leopoldo), duas em construção (Canoas e Lajeado) e outras quatro previstas, sendo duas na Serra Gaúcha (Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Novo Hamburgo e Santa Cruz do Sul), além da oferta de educação infantil, contraturno escolar e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Por meio do Instituto de Formação de Professores e do Observatório da Educação do Sesi-RS, são realizados cursos e pesquisas que auxiliam professores, alunos e gestores na jornada pedagógica.