Silvestrin Frutas investe em novas variedades de kiwi
75 hectares para as variedades amarela e vermelha, resistentes à Ceratocystis fimbriata

A Silvestrin Frutas, uma das três maiores distribuidoras de frutas do Brasil, avança em um setor promissor: o cultivo de kiwi. A empresa, consolidada, aposta em diferentes variedades da fruta para atender à crescente demanda do consumo interno. “O Brasil é um grande importador de kiwi e por isso precisamos produzir muito para reduzir a dependência das importações”, diz João Fernando Silvestrin, diretor da empresa sediada em Farroupilha.
Ao lado da sede da Silvestrin, uma estação experimental reúne 17 variedades de kiwi – entre machos, fêmeas, verde, vermelho e amarelo – onde são conduzidos estudos para identificar as cultivares mais adaptadas ao clima e resistentes a doenças como a Ceratocystis fimbriata. “Em Campestre iniciamos um projeto de 50 hectares, dos quais 20 estão sendo implantados neste ano. Estamos enxertando, em cavalos resistentes à doença Ceratocystis, o kiwi amarelo, variedade Soreli, e vamos fazer o enxerto do kiwi vermelho de origem chinesa”, afirma
Outro lugar de expansão é Encruzilhada do Sul, onde a empresa desenvolve um projeto de 20 hectares, sendo 12 já plantados em 2025. Lá também estão em foco as variedades amarela e vermelha, avaliadas quanto ao desempenho em diferentes altitudes e condições de solo. “No próximo ano não teremos colheita nenhuma nestas áreas. Em 2027 já começaremos a ter frutas, mas a colheita significativa virá a partir de 2028, quando alcançaremos até 25 toneladas por hectare”, explica Silvestrin.
“Estamos iniciando dois projetos e a soma deles será de 75 hectares cultivados, sendo mais de 30 apenas neste ano. Nós entendemos que o grande mercado agora é para as variedades amarela e vermelha, por isso estamos plantando o kiwi Soreli, para consumo in natura, de maior aceitação no país”, esclarece o empresário.
