Soberana e princesas de Farroupilha apresentam trajes oficiais das festas do munícipio

A tarde ensolarada de domingo (24), contribuiu para que a população de se reunisse na Casa Rosa, no centro de Farroupilha (RS), para assistir ao desfile de apresentação dos trajes oficiais de gala e passeio da soberana Laura Verona Bet e das princesas Milena Broilo e Ana Paula Casa, confeccionados especialmente para o 19º Entrai – Encontro das Tradições Italianas e para a 24ª Fenakiwi. Na ocasião, o trio foi coroado pela Primeira-dama do município, Ariane Laura dos Santos Feltrin, e foi lançado oficialmente o tema da Fenakiwi “Resgatando a história, cultivando o futuro”.

FOTO: Ari Júnior

Em seu discurso, a rainha Laura Verona Bet, representando a corte, afirmou que os trajes carregam muito significado. “Desde que iniciamos o planejamento das nossas festas, elas foram pensadas pela comunidade e para a comunidade. Hoje, levamos conosco, por meio dos trajes, a nossa história, as nossas raízes, antepassados, a fé de nossas famílias. Os trajes falam sobre cada um de nós. Valorizam nossas festas e nossa cidade. Fazem lembrar de cada grande conquista de nossos imigrantes e que hoje são a base da nossa sociedade. Por isso para nós é uma alegria muito grande poder representar essa pluralidade e poder levar conosco cada setor de nossa cidade”, frisou.

A Primeira-dama do Município, Ariane Laura dos Santos Feltrin, destacou a importância do momento. “Nossa amada Farroupilha é sinônimo de solidariedade, de fé, de união, de qualidade de vida e de superação. Cidade que acolhe e sempre acolheu pessoas que escolheram aqui construir suas histórias. Hoje estamos vivendo um lindo momento, de retomada de eventos, mas também estamos celebrando a vida, celebrando a nossa cultura, as nossas tradições, as nossas riquezas e belezas. Juntos, faremos duas lindas e grandes festas”, disse.

FOTO: Ari Júnior

O Prefeito de Farroupilha em exercício, Jonas Tomazini, em seu pronunciamento, lembrou da importância de contar com a contribuição da comunidade na construção dos eventos. “Nosso maior convite é para que todos estejam conosco nestas duas grandes festas, não somente participando, mas ajudando na sua construção, para que sejam festas de todos e para todos”, concluiu.

FOTO: Ari Júnior

Os vestidos da Soberana, Laura Verona Bet, em tons de azul e rosa, foram planejados para representar a grandiosidade da fé da comunidade local e de diversos pontos do país à Nossa Senhora de Caravaggio, padroeira da cidade. Uma homenagem ao Santuário e a antiga capela. Já os vestidos da princesa Millena Dussin Broilo na cor rosa, representam os diversos segmentos que hoje caracterizam e marcam a história de Farroupilha. E os vestidos da princesa Ana Paula Casa, em verde, traduzem a força, o trabalho e a história dos imigrantes que aqui chegaram.

Além dos atos oficias, o público também pode degustar a gastronomia e as cervejas artesanais produzidas em Farroupilha e ainda conferir diversas atrações culturais como o Projeto Eletrosax, que mostrou hits de sucessos da dance music, house, reggaeton, sertanejo e funk e a apresentação da dupla sertaneja de Novo Hamburgo, Lucas & Felipe. O evento também serviu para entrar no clima dos shows nacionais agendados para a Fenakiwi: o grupo de pagode Atitude 67, dia 16 de julho; e a dupla sertaneja Marcos & Belutti, que sobe ao palco do Parque Cinquentenário, no dia 23 de julho.

FOTO: Ari Júnior
FOTO: Ari Júnior

O 19º Entrai será realizado nos dias 13, 14, 15, 20, 21 e 22 de maio, em Nova Milano, distrito de Farroupilha; e a 24ª Fenakiwi, de 07 a 24 de julho, nos finais de semana (sextas, sábados e domingos), no Parque Cinquentenário, em Farroupilha. A realização dos eventos é da Prefeitura Municipal de Farroupilha e a gestão/organização e produção cultural é da Am9 produções e gestão de eventos.