Ano novo chinês
No dia 25 de janeiro comemora-se o ano novo chinês. Em 2020, o ano será do Rato. Entenda mais e conheça as tradições
mantidas, como as da Dra. Chen Ju Lin, de Farroupilha
A primeira lua nova do ano marca o ano novo chinês e em 2020 ela acontece no dia 25 de ja-neiro, quando tem início o ano do Rato na tradição chinesa.
Independente de religião, cultura nunca é demais, certo? Diante disso, diz a tradição que Buda convocou os animais para uma reunião, porém apenas 12 atenderam seu pedido. Como forma de honrá-los estes animais foram transformados em símbolos da astrologia chinesa e cada um passou a representar um ano. São eles: rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cava-lo, cabra, macaco, galo, cachorro e porco.
Um novo ciclo que dura 12 anos é iniciado com o ano do rato, cujo término acontece em 11 de fevereiro de 2021.
Como Farroupilha atrai pessoas de todos os lugares, a China figura nesta lista. Por aqui temos a Dra. Chen Ju Lin, médica Acupunturista na Bonavita Policlínica e é ela quem fala sobre como mantém viva a comemoração do ano novo do seu país de origem, estando no Brasil há quase 20 anos.
“A comemoração já começa na véspera do ano novo, com um jantar familiar, no qual é obri-gatória a presença de todos os filhos. Alguns pratos não podem faltar, como o peixe. A casa precisa passar por uma limpeza para receber o ano novo e crianças e jovens recebem um envelope vermelho dos adultos. Dentro deste envelope há dinheiro e são entregues em números pares para que cresçam bem e saudáveis, esta era a parte que eu mais gostava quando criança”, explica a médica.
Ela diz que aqui no Brasil mantém o que consegue da cultura chinesa, pela qual é apaixonada. “Não gostaria que minhas filhas: Liz, de 22 anos e Alice, 18, perdessem tudo da cultura chine-sa”, acrescenta.
A dra. Chen ainda lembra que a cor da sorte na China é a vermelha e por isso no ano novo todos vestem roupas vermelhas, e de preferência, novas. “Usar a cor vermelha faz com que os maus espíritos se afastem e garante um ano com prosperidade para toda a nação”, diz.
Feliz Ano Novo!