Aposta na saúde das novas gerações

A campanha de vacinação contra o HPV tem objetivo de vacinar todos os adolescentes, homens e mulheres, entre 12 e 13 anos em todas as escolas municipais, entre 13 e 18 de maio

A primeira promessa de campanha de Claiton Gonçalves foi cumprida. O lançamento da campanha de vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano) foi lançada na tarde de quarta-feira e apresenta-se como uma das principais apostas para a saúde da nova geração de farroupilhenses. Segundo previsão da Secretaria da Saúde, 2 a 3 mil adolescentes devem ser imunizados na próxima semana, de acordo com autorização expressa dos pais (confira as datas e locais abaixo). A iniciativa é da prefeitura em parceria com a Associação Farroupilhense Pró-Saúde.

O secretário de Saúde, Luis Geraldo Melo, ressalta o pioneirismo da iniciativa. Farroupilha é o primeiro município do Brasil a vacinar também pessoas do sexo masculino contra o HPV, destaca. Ao mesmo tempo, Melo pontua que, diferentemente das mulheres (que apresentam, na maioria das vezes, verrugas na região genital que posteriormente podem levar ao câncer), os homens apresentam lesões nos órgãos genitais.

Nossa opção se deu desta forma por serem os rapazes os maiores transmissores do Papilomavírus e pelas lesões que são causadas neles, reforça Melo. A imunização de jovens, em uma iniciativa preventiva, é o grande mote da campanha, segundo ele. É o nosso investimento na qualidade de vida das pessoas, sublinha.

Mais detalhes você encontra na edição impressa da última sexta-feira.