Farroupilha debate ações para reforçar a proteção da pessoa idosa
Delegado vai orientar equipe para que atendimentos às pessoas idosas sejam realizados na Sala das Margaridas

Conforme noticiamos na edição passada, uma reunião interinstitucional com o objetivo de fortalecer a rede de proteção à pessoa idosa no município foi realizada no dia 12 de junho, na sede da OAB/Subseção Farroupilha, com a presença da Presidente da OAB Subseção Farroupilha, Dra. Roberta Bortolossi; Vice-presidente da OAB, Dra. Silvia Maria Mandelli Trevisan; Delegado de Polícia, Dr. Fernando Cruz Franke; Promotora de Justiça, Dra. Claudia Formolo Hendler; Secretária Municipal de Habitação e Assistência Social, Anitta Pasqual e membros do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI) e da Comissão Especial dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI).
Durante o encontro, foram discutidos os principais desafios enfrentados por pessoas idosas para denunciar situações de violência, incluindo medo, dependência emocional, ausência de canais acessíveis e falta de preparo nos atendimentos institucionais. A reunião reforçou a necessidade de ações preventivas e acolhedoras, com destaque para:
- Proposta de criação de um canal direto de denúncias no município;
- Planejamento de plantões de orientação na OAB para idosos e familiares;
- Integração com o projeto “OAB Vai à Escola”, com foco em levar orientações aos familiares das pessoas idosas sobre prevenção da violência, direitos e canais de denúncia;
- Produção de cartilhas e campanhas educativas;
- Divulgação de informações por meio de rádios locais e materiais informativos;
- Incentivo à denúncia anônima por vizinhos e conscientização sobre golpes.
Também foi anunciada uma importante medida pela Delegacia de Polícia: o Delegado Dr. Fernando Franke informou que irá orientar a equipe para que, sempre que possível, os atendimentos às pessoas idosas sejam realizados na Sala das Margaridas, garantindo mais dignidade e acolhimento às vítimas.
A iniciativa foi inspirada nas rodas de conversa promovidas pela CEDPI e marcou um importante passo na articulação entre instituições para garantir mais dignidade, segurança e acesso à justiça às pessoas idosas de Farroupilha.
Como parte das ações do Junho Violeta, uma palestra da Comissão da Pessoa Idosa no dia 30, no Centro de Convivência São José, com o objetivo de promover informação e conscientização sobre os direitos da pessoa idosa.