Fica mais difícil andar pelas estradas da região. Já são sete pontos com bloqueio total, segundo nota da CSG

Fortes chuvas que atingem o Sul do Brasil castigam a Serra Gaúcha, provocam interdição de estradas e alteram a rotina da população

Não tem trégua para ninguém. A chuva que cai forte desde domingo está deixando um rastro de danos na região, principalmente em ruas, estradas, pontes e pontilhões, além de muitas áreas alagadas e, por extensão, residências. As autoridades estão mobilizadas, monitorando a evolução da situação, alertando as comunidades para os riscos das armadilhas escondidas pela água, e buscando reparar serviços prejudicados, como fornecimento de energia interrompido por queda de postes e fiação, ou de abastecimento de água potável devido ao rompimento de tubulações.

Estradas bloqueadas

A concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) que administra rodovias no Vale do Caí e Serra Gaúcha, atualizou informações sobre a situação das estradas em razão das fortes chuvas que atingem a região.

  • Confira:
  • A CSG informa que, por conta das fortes chuvas, há pontos interditados e bloqueados nas rodovias no Vale do Caí e na Serra Gaúcha.
  • Bloqueio total – nos dois sentidos
  • – ERS-446, entre os km 0 e 14, entre os municípios de Carlos Barbosa e São Vendelino.
  • – BRS-470, entre os km 233 e 234, em Carlos Barbosa.
  • – ERS-122, entre os km 30 e 39, entre São Vendelino e São Sebastião do Caí.
  • – ERS-122, km 41, entre São Vendelino e São Sebastião do Caí (sentido Vale do Caí-Serra Gaúcha).
  • – ERS-122, nos km 103 e 113, entre Flores da Cunha e Antônio Prado.
  • – ERS-122, no km 99, em Flores da Cunha (sentido Flores-Ipê).
  • – ERS-122, no km 93, entre Caxias do Sul e Flores da Cunha.
  • Desvio no local
  • – ERS-122, no km 59, em Caxias do Sul (sentido Vale do Caí-Serra Gaúcha), trânsito sendo desviado no local devido à queda de árvores.
  • Informações sobre os desvios devem ser consultados com a PRE e PRF:
  • PRF – 191
  • PRE – (54) 3453.3390 ou 3462.1135 ou pelo WhatsApp 9.8433.3427

Atenção

  • Todas as obras previstas para esta terça-feira, dia 30, estão suspensas. As equipes da CSG estão concentradas nas ocorrências e nos serviços de desobstrução do sistema de drenagem ao longo do trecho.
  • Qualquer ocorrência nas áreas de cobertura da concessão da CSG deve ser comunicada imediatamente à companhia pelo 0800.122.0240.
  • O atendimento ocorre todos os dias, durante 24 horas, e a ligação é gratuita.

Aulas suspensas

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Juventude acabou de informar que as aulas no turno da tarde desta terça-feira, 30 de abril, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Terezinha Travi, na Linha Ely, e Escola Municipal de Ensino Fundamental Eugênio Ziero, Linha Jacinto, estão suspensas devidos aos temporais que atingem a cidade. Conforme a secretária, Luciana Zanfeliz, a orientação para as direções das demais instituições de ensino é para que alunos que tiverem dificuldades em chegar às aulas devido aos bloqueios em estradas, por exemplo, não sejam prejudicados com faltas ou aplicação de conteúdos. Ela destaca que não há prejuízos na estrutura dos prédios das escolas. O cancelamento das aulas ocorre por questão de segurança das crianças, professores e funcionários devido aos problemas de acesso.

Queda de barreira

A administração municipal de Farroupilha, por meio da secretaria municipal da Agricultura, informou agora há pouco que houve uma queda de barreira que interrompe totalmente o trânsito de veículos na estrada da Linha Muller. Segundo o secretário, Fernando Silvestrin, além da Linha Muller foram registrados estragos em Linha Amizade, Linha 30, Linha Ely e Linha Jacinto. Ele também disse que a prefeitura está trabalhando para liberar estas estradas, mas um trabalho mais incisivo nos diversos pontos só poderá ser realizado quando as condições forem favoráveis.

Vacinação estendida

As estradas são as mais prejudicadas pela queda de barreiras e de pontes e pontilhões. Na área urbana de Farroupilha a prefeitura, por orientação do Prefeito Fabiano Feltrin, está acompanhando a situação no sentido de orientar a população para eventuais situações de gravidade. Também por causa da chuvarada, que impede o deslocamento da população e especialmente da população que faz parte dos grupos de risco, foi cancelado o horário ampliado nas unidades e postos de saúde para vacinação contra a gripe. A imunização seria feira, até sexta, até as 19h.

Atendimento no interior

A secretaria municipal da Saúde também suspendeu os atendimentos da Unidade Móvel de Saúde, que ocorreriam nesta terça-feira, 30 de abril, em Capitel Santo Antônio e São Roque. A medida foi tomada devido às fortes chuvas visando a realocação das equipes de trabalho nas demais Unidades Básicas de Saúde, para auxiliar no atendimento à população. Conforme o secretário, Thiago Brambilla, as equipes farão uma avaliação das condições climáticas e das estradas ao longo do dia e o atendimento da Unidade Móvel de Saúde pode ser retomado na próxima quinta-feira, dia 2 de maio.

Semáforos religados

No centro da cidade, conforme o Departamento de Trânsito, ligado à secretaria de Obras e Trânsito, os semáforos que estavam desligados na tarde de segunda-feira, 29 de abril, devido às descargas elétricas provocadas pela instabilidade climática na Região da Serra, já foram restaurados e estão operando normalmente em toda a área urbana. Um dos pontos afetados era o cruzamento da Rua Tiradentes com a Rua 13 de Maio, que já foi corrigido e está funcionando normalmente.

Salto Ventoso

Já a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação informou na manhã desta terça, 30 de abril, que, visando a segurança dos visitantes e trabalhadores do local, a visitação ao Parque do Salto Ventoso foi suspensa por tempo indeterminado. A medida foi tomada pelos técnicos em parceria com a administração do local diante do alto volume de chuvas que atingem a região e que devem continuar nas próximas horas. O local está sendo monitorado a cada hora e a reabertura só irá ocorrer quando as condições forem favoráveis.

Volume de água no Salto Ventoso causou suspensão d visitação por tempo indeterminado. Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Farroupilha

Mais problemas

– De Farroupilha para Bento Gonçalves, via Barracão, a rua Aristides Bertuol foi interrompida devido à queda de barreira. A liberação em meia pista chegou a ser anunciada mas não foi confirmada pelo Departamento de Trânsito da prefeitura de Bento.

– Devido ao aumento do nível do Rio Taquari foram suspensos os serviços da balsa que faz a travessia entre Santa Tereza e São Valentim do Sul.

– Ainda em Santa Tereza, uma ponte na localidade de Linha José Júlio foi arrastada pelas águas justamente quando a prefeita, Gisele Caumo, fazia uma live via redes sociais alertando a população, e os motoristas, para os riscos de circular pelas estradas da região.

Telefones úteis

  • – Ouvidoria – (54) 98404-5537
  • – Defesa Civil – (54) 99999-5955
  • – Corpo de Bombeiros – (54) 99629-8205/193
  • – Brigada Militar – 190
  • – Resgate Voluntário – (54) 99216-5272 – RGE – (51) 99955-0002 (também com whatsapp)