Mobilização da comunidade de São Marcos garante mais segurança
Entrega de veículo ao policiamento comunitário da localidade é resultado de união de moradores, poderes executivo e legislativo, Brigada Militar e parcerias
A comunidade de São Marcos recebeu no último domingo (31) mais um reforço para fortalecer a sua segurança. A entrega oficial de uma viatura para a Brigada Militar, destinada ao policiamento comunitário da localidade, contou também com a presença de autoridades como o prefeito Ademir Baretta e o comandante do 36º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-Coronel Leonel da Silva Bueno. A benção do veículo foi feita pelo Padre Odair.
Segundo o vereador José Mário Bellaver (PMDB), que esteve à frente a reivindicação do veículo, a concretização do ato aconteceu após uma longa trajetória. Começou em 1998, quando a comunidade procurou o então comandante da Brigada Militar, o Major Marinho, para ver da possibilidade de instalação de um policiamento comunitário em São Marcos. Tínhamos, na época, inúmeros problemas de segurança. Para resolvê-los, a Brigada se prontificou em ceder o Soldado Pontes para morar aqui em São Marcos. Também foi cedida uma viatura, que foi reformada pela comunidade. Mais tarde, após longo período de esforços, a comunidade em parceria com o Poder Público adquiriu um carro novo e entregamos em comodato para a Brigada.
A compra do veículo foi feita pela comunidade são-marquense, com participação do Poder Público e das comunidades de Linha 47, Linha Amadeus e Linha Santo Antônio. O Executivo Municipal destinou recursos do orçamento que, após aprovado pela Câmara, foram repassados a Associação de Moradores. Valor este que foi muito útil para complementar o preço da viatura, que adquirimos também com o apoio da Vicenzi Veículos, destaca o vereador.
Bellaver considera a instalação do policiamento comunitário uma ousadia para a época e com o passar dos anos, a medida pioneira serviu de exemplo, e outras localidades de Farroupilha e da região, passaram a contar com a presença mais efetiva da Brigada Militar. Temos exemplos aqui perto, como o Soldado Trevisol na Vila Jansen e o Soldado Borchart em Caravaggio, as sim como aos demais policiais comunitários, que dão tranquilidade ao povo do nosso interior, relaciona.
O Soldado Pontes continuou em São Marcos, em sintonia com a população. Em contrapartida, a comunidade concedeu auxílio moradia e por cinco anos ele morou ao lado do Salão Comunitário, em acordo com o pároco da época e a equipe administrativa da paróquia. Em 2003, a comunidade, em parceria com a Administração Municipal, conseguiu construir uma casa, onde ele reside até hoje. Isso possibilitou ampliar a integração da família do Soldado Pontes, que contribuiu para o trabalho.
Ainda na solenidade, o prefeito Ademir Baretta ressaltou que a entrega do veículo junto da comunidade, é mais um investimento da Administração Municipal em segurança pública, embora esta seja uma atribuição do Estado. Há anos o município vem investindo nesta área juntamente com o Mocovi.
Posso dizer que este investimento vale à pena. Desde a implantação do policiamento comunitário, nossa segurança melhorou e muito. Basta lembrarmos como era antes e como está agora, ressaltou Bellaver.
Agradecimento
Em nome da comunidade de São Marcos, de sua Associação de Moradores, agradeço ao Prefeito Ademir Baretta pela destinação da verba, a Presidente da Câmara, Maristela Pessin, e a todos os vereadores, que aprovaram por unanimidade o repasse, aos moradores pela sua colaboração e à Brigada Militar pelos bons serviços.
Também gostaria de fazer um agradecimento muito especial à Presidente da Associação de Moradores de São Marcos, Terezinha Travi, pelo incansável trabalho que está realizando. Assim como a Sílvia Agusti pela dedicação e esforço em todos os trabalhos realizados, nas reuniões, atas, contas da associação… Enfim, gostaria de fazer muitos agradecimentos aqui.
Ao ex-prefeito e atual secretário de educação, Bolívar Pasqual, ao Major Marinho, ao Tenente-Coronel Leonel, ao Padre Odair Rizzo pelo empenho e dedicação com a comunidade, ao Sargento Pontes, ao Presidente do Aimoré, Gilberto De Bona, e sua esposa, ao vice-presidente Nereu Bellaver e sua esposa, a todos que estão trabalhando para a realização desse momento.
E, para finalizar, gostaria mais uma vez de agradecer ao Prefeito Ademir Baretta, na ocasião em que repassamos de forma oficial à Brigada Militar esta viatura. Desejando que ela continue a ser bem utilizada, que contribua para uma maior segurança de todos, enfim, que atinja a finalidade que se propõe.
Obrigado!
José Mario Bellaver