O asfalto ainda vai demorar

A novela que envolve o asfaltamento do trecho da VRS-826, estrada que liga Farroupilha a Alto Feliz, na Linha Boêmios, está longe de acabar. Impasse agora é a falta de autorização da Fepam para exploração de pedreira. Para amenizar novamente a má condição da estrada, prefeitura fez reparos nesta quarta e quinta-feira

O descontentamento dos moradores da Linha Boêmios e de toda a região que utiliza a VRS-826, ainda não tem previsão para acabar. Os buracos reapareceram depois do conserto feito pela prefeitura há cerca de cem dias (com o custo de R$ 50 mil), depois de obter uma autorização judicial para a realização das obras, em função da inoperância do Daer, responsável pela manutenção do trecho. De acordo com o secretário de Obras e Trânsito, Roque Severgnini, a pasta elaborou um roteiro de melhorias pelo interior e pela urgência de manutenção, o mesmo teve início por esta estrada. O trabalho de manutenção iniciou nesta quarta-feira e encerra hoje (19). No entanto, a solução definitiva está longe de acontecer.

E o impasse está na Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (Fepam). De acordo com o superintendente regional do Daer, Silvio Roberto Pinheiro Davi, o contrato prevê que a brita utilizada para fazer o asfaltamento da extensão deve ser proveniente de uma pedreira. Dessa forma, a empresa responsável enviou à Fepam, na semana passada, um relatório solicitando a autorização para exploração de uma pedreira local. No entanto, segundo ele, o impasse está na possível negação deste pedido, que caso seja confirmada, será necessário utilizar brita comercial, o que representaria um aumento no custo da obra. Vai gerar um aditivo de 12 a 15%, em média, calcula. Além desta liberação, outro ponto que preocupa é a proibição de explorar uma pedreira próxima a outras construções, o que neste caso, existe, segundo Davi.

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