Para se apaixonar pelas letras
Alunos da Escola Municipal João Grendene trabalham a leitura em projetos que envolvem alunos de todas as séries

Na Escola Municipal João Grendene, todos os alunos estão envolvidos em projetos de leitura. Duas iniciativas estão em funcionamento: um de reformulação de textos por meio de materiais publicados no jornal O Farroupilha e outro, o Leitura Viajante, que tem o objetivo de levar a leitura até a casa do estudante. O primeiro projeto, que propõe a reconstrução de textos, surgiu em comemoração ao Dia Municipal da Leitura (celebrado no dia 5 de maio) e segue até o início de junho.
Nele, cerca de 140 alunos do 6º ao 8º ano têm a oportunidade de travar novos diálogos com a leitura. A partir de notícias e anúncios de classificados são criadas poesias, contos, propagandas (que incluem fotos) e tudo mais o que a imaginação permitir ao estudante. A ideia, de acordo com as professoras envolvidas no projeto, veio para aproximar a leitura do cotidiano dos adolescentes e diminuir a distância entre os jovens e os textos jornalísticos.
É pouco o hábito da leitura nos alunos e o hábito de ler jornal, menor ainda. Por isso, pensamos em usar o jornal como fonte do projeto, explica a professora de Língua Portuguesa, Ana Rita Brandão Aniola. Ela esclarece que, anteriormente ao projeto, o contato dos alunos com o jornal era muito superficial. Agora, eles já sabem o que cada um mais gosta no jornal, analisa.
A matéria completa você confere na edição impressa desta sexta-feira.