Segundo semestre vem com atrações culturais para todos
Música, gastronomia, feiras e tradição movimentarão o Município até o fim do ano

Tudo começa já no próximo mês, agosto, com o Festival de Inverno, promovido com o apoio do Sesc, que ocorrerá entre os dias 3 e 16 em diversos locais, como a Casa de Cultura, o Clube do Comércio e a Praça da Matriz, que receberá atrações ao ar livre. Entre os destaques estão os shows de Pirisca Grecco, no dia 4, Renato Borghetti, no dia 13, e Renato Teixeira, que encerra a programação no dia 16.
Ainda em agosto, o Parque Cinquentenário será palco do 1º Rodeio Artístico de Farroupilha, entre os dias 21 e 23. Além das apresentações das invernadas dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), o evento contará com concurso de declamação, valorizando a cultura e o tradicionalismo gaúcho. A programação musical também contará com shows bailes gratuitos, com nomes consagrados como Sandro Coelho, Projeto Taureando, Grupo Manotaço, Grupo Rodeio e Quarteto Coração de Potro.
Setembro
Em setembro, o tradicional Festival do Moscatel retorna ao Centro de Eventos Mário Bianchi para sua 13ª edição, nos dias 5, 12, 19 e 26, com promoção da Associação dos Vinicultores de Farroupilha (Afavin). Além das quatro noites tradicionais, a programação contará com um almoço especial no dia 19 de setembro, das 11h às 15h, ampliando a experiência gastronômica proporcionada pelo evento.
Participam desta edição as vinícolas Basso, Cappelletti, Casa Colombo, Nova Aliança, Casa Perini, Castellamare San Diego, Tonini, Adega Chesini e Cave Antiga. Durante todas as noites, os visitantes poderão degustar espumantes moscatéis, vinho moscato frisante, espumante brut, vinhos finos, sucos de uva e água, além do tradicional jantar.
Também em setembro, no dia 11, o Centro de Eventos Mário Bianchi recebe o jantar de premiação da 21ª Seleção de Vinhos de Farroupilha, iniciativa que se consolidou como um importante instrumento de avaliação e evolução da produção vitivinícola local. Além de reconhecer os melhores produtos, a análise sensorial fornece uma avaliação técnica que contribui para o aperfeiçoamento contínuo da qualidade dos vinhos, espumantes, sucos e demais derivados produzidos no Município.
De 11 a 20 de setembro, o cheiro de churrasco, a cuia de chimarrão e o cultivo das tradições gaúchas invadem o Largo Carlos Fetter com os Festejos Farroupilha. A intensa programação já tem confirmadas as apresentações de Os Tiranos, no baile oficial, e do Grupo Manotaço, no dia 19.
Outubro
Já consolidados em Farroupilha, o Fegadan e o Fegachula chegam ao Parque Cinquentenário entre os dias 17 e 19 de outubro. O esporte também estará em evidência com a Copa Prime de Jiu-Jítsu, que será realizada no dia 18 de outubro, na Associação de Desportos Saturno, em Caravaggio.
Novembro
Realizado nas vinícolas de Farroupilha, o Festival do Moscatel – Edição Garden ocorrerá nos dias 7 e 14 de novembro. O evento, que se consolidou como um dos mais aguardados da programação turística do município, acontece em formato itinerante e ao ar livre, proporcionando ao público uma experiência completa de enoturismo, gastronomia e boa música.
Entre os dias 10 e 15 de novembro, a literatura toma conta da Praça da Emancipação com mais uma edição da Feira do Livro, realizada em parceria com o Sesc. A programação será voltada ao incentivo à leitura, com peças teatrais, participação das escolas e a premiação de escritores por meio do XXIV Concurso Regional de Contos, Crônicas e Poesias Oscar Bertholdo.
- Reunindo as cervejarias do município, o Festival do Chopp está marcado para ocorrer entre os dias 27 e 29 de novembro.
Dezembro
Dezembro chega com mais uma edição do Vivere, que movimentará o Largo Carlos Fetter com música, gastronomia, vinícolas e muita diversão no dia 11 de dezembro, sexta-feira em que Farroupilha comemora seu aniversário. No sábado, dia 12 de dezembro, a magia do Natal toma conta do Largo Carlos Fetter com a chegada do Papai Noel e as atrações do Inesquecível Natal de Todos.
- Já no domingo, dia 13 de dezembro, uma programação especial comemorará os 92 anos de Emancipação Política de Farroupilha.
- E, para marcar a chegada do verão, o Som e Sol retorna ao Largo Carlos Fetter com uma intensa programação, reunindo muita música para brindar os finais de tarde de domingo ao pôr do sol.
“Nosso objetivo é movimentar a cidade, fortalecer os nossos eventos e proporcionar experiências marcantes tanto para os farroupilhenses quanto para os visitantes. Convidamos toda a comunidade a prestigiar essa programação, participar dos eventos e viver intensamente tudo o que Farroupilha preparou para este segundo semestre”, destaca a secretária de Turismo, Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, Marli Bortolini da Silva.
