Uma década dedicada à preservação da vida

Fazer o bem por que faz bem, sem fronteiras e por amor ao próximo. Com esta ideia, o grupo de Resgate Voluntário de Farroupilha completa 10 anos de trabalho e mais de 2 mil atendimentos que fizeram a diferença para muitas vidas

Há 10 anos surgia em Farroupilha o grupo de Resgate Voluntário. Com o objetivo de salvar vidas, o grupo já soma mais de 2 mil atendimentos na sua trajetória. A iniciativa é um apoio ao Corpo de Bombeiros, mas que também atua de forma independente, conforme a gravidade dos casos. O grupo já prestou atendimentos em todo o estado e também em alguns pontos de Santa Catarina. Os resgatistas atuam em casos de acidentes de trânsito e remoções de pacientes em estado crítico, atendendo à noite, em feriados e finais de semana.

A ideia da fundação do grupo foi de Enio Ferreira, que anteriormente residia em Porto Alegre onde já atuava na área. Na capital, colaborava com o Corpo de Bombeiros pelo Grupo de Atendimento a Emergência (GAE). Depois, auxiliou no Grupo de Cruz Vermelha Brasileira e também no Corpo Voluntário de Socorro e Resgate da RS-118. Com sua mudança para Farroupilha, resolveu implementar aqui seu trabalho, fundando o Resgate Voluntário. Hoje somos em apenas 18 socorristas, poucos se comparados às 40 pessoas que iniciaram, mas somos extremamente confiantes um no outro, comenta o engenheiro mecânico. Escolhi isso para mim, pois aos sete anos jurei como escoteiro que ajudaria o próximo. Hoje faço o bem, por que ele me faz bem, revela.

A maior dificuldade do grupo é justamente a manutenção de equipamentos e as suas condições de uso, como os veículos usados para os resgates. No entanto, Ferreira destaca que o grupo receberá auxílios – ainda não definidos – por parte do poder público que segundo ele, vem tratando o Resgate Voluntário com mais atenção pela atual administração.

Leandro Anghinoni, socorrista que está no grupo desde o início, define o trabalho como amor à própria equipe e de fazer o bem ao próximo. O Resgate Voluntário é mantido inteiramente por doações de empresas e de pessoas, sem receber nenhum recurso financeiro do município. Quem quiser auxiliar a equipe, pode fazer doações nos postos de combustíveis Benvenutti (Julio de Castilhos) e Ipiranga (RSC-453). Os donativos serão revertidos em abastecimento dos veículos. Contato da presidência é (54) 9649-9400 e 9923-8623.