Você e a Bíblia – Capítulo 72: Nossos pecados e o plano de Deus

Meus pecados sabotam o melhor plano de Deus para a minha vida? Perco o plano de Deus para mim vivendo

Meus pecados sabotam o melhor plano de Deus para a minha vida? Perco o plano de Deus para mim vivendo em pecado? Se eu viver em pecado, receberei o plano B dele para mim? Vou perder o seu plano A?  Essas perguntas foram enviadas para John Piper, fundador do “desiringGog”, solicitando respostas.
Na sua reflexão para dar respostas embasadas na Bíblia, ele lembrou primeiramente de 2Coríntios 5.10: “Porque todos nós temos de nos apresentar diante de Cristo para sermos julgados por ele. E cada um vai receber o que merece, de acordo com o que fez de bom ou de mau na sua vida aqui na terra.”. Depois ele lembrou de Efésios 6.8, que diz: “Lembrem que cada pessoa, seja escrava ou livre, será recompensada pelo Senhor de acordo com o que fizer.”. Então, qualquer coisa boa que você fez e que ninguém viu, Deus anotou, e você receberá uma recompensa apropriada.

Em outra de suas análises, Piper lembrou que todos os cristãos pecam todos os dias, conforme 1João 1.8: “Se dizemos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós.”. Neste sentido, conforme a análise bíblica de Piper, pecamos todos os dias e fazemos obras de fé todos os dias. As ações pecaminosas resultam em sofrimento, enquanto as ações justas resultam em recompensa no último dia.

E Piper continuou: “Tente imaginar apenas você. Considere-se sem referência a mais ninguém no corpo de Cristo, apenas você. Do ponto de vista estritamente individual, a melhor vida seria uma vida com o menor número de pecados e os mais amorosos. Individualmente, então, a melhor vida, nosso melhor futuro, apenas do ponto de vista individual, está mudando a cada hora. Os pecados estão prejudicando nossa recompensa e as ações estão sendo queimadas, por assim dizer, com antecedência, e boas ações estão sendo registradas a cada hora da sua vida, e essas serão recompensadas.”.

E ainda: “Assim, sua melhor vida está mudando a todo momento por causa de todos os pecados que você pratica, mas todos eles e todas as suas boas ações estão sendo registradas. Deus registra essas informações e lida com elas adequadamente.”. Se somos honestos, após nos tornarmos cristãos os pecados deixaram de ser hábito e se tornaram acidente. Então, após percebermos que cometemos um pecado, acidentalmente, lamentamos e sentimos “dor no coração”, que representa arrependimento.

O apóstolo Paulo escreveu sobre isso em 2Coríntios 7.8-10: “Não me arrependo de ter escrito aquela carta, embora vocês tenham ficado tristes por causa dela. Quando soube que a carta os deixou tristes por algum tempo, eu poderia ter ficado arrependido. Mas agora estou alegre, não porque vocês ficaram tristes, mas porque aquela tristeza fez com que vocês se arrependessem. Aquela tristeza foi usada por Deus, e assim nós não causamos nenhum mal a vocês. Pois a tristeza que é usada por Deus produz o arrependimento que leva à salvação; e nisso não há motivo para alguém ficar triste. Mas as tristezas deste mundo produzem a morte.”.