A cultura gaudéria na mala de garupa

Semana Farroupilha encerra festejos, celebra missa campeira e acolhe público de mais de 100 mil pessoas no Acampamento Farrapo

O frio não foi empecilho para quem aprecia as tradições sulinas. O palco montado junto ao Acampamento Farrapo foi pequeno para acolher o público que prestigiou o fechamento dos festejos farroupilhas no Largo Carlos Fetter. Ao som das composições do pelotense Joca Martins, a Semana Farroupilha de Farroupilha acumula acertos e um público maior do que o ano passado. Mais de 100 mil pessoas celebraram a tradição no Acampamento.

Na estrutura de 1,6 mil metros quadrados, a comunidade local e regional teve a oportunidade de conferir uma extensa agenda de espetáculos, bailes, atividades culturais, oficinas, espetáculos de dança, jogos e farta gastronomia.

Um dos coordenadores da Semana, José Roberto Bertol, o Portuga, a tranquilidade foi uma das marcas do evento. Não registramos nenhuma ocorrência ou incidentes, comemora ele. O diferencial desta edição, destaca o coordenador, foi a proibição do uso de objetos perfurocortantes nas instalações e o cercamento da área onde foram montados os galpões. Isso proporcionou mais segurança e tranquilidade para garupaquem veio prestigiar o evento, observa.

As oficinas temáticas também foram destaque na programação iniciada no dia 7 de setembro, conforme o também coordenador Luiz Carlos Müller. Segundo ele, as atividades culturais são ações que Farrapomantêm acesa a chama da cultura gaúcha. Estas inciativas transmitem às novas gerações os valores da nossa cultura, resume ele.

O tempo – caborteiro – não tirou o brilho dos festejos, muito embora tenha provocado pequenos danos junto aos galpões e coberturas das instalações. Tivemos galpões danificados pela ventania sobretudo nas coberturas e nos portões de acesso na última quarta-feira, em que o abrigo erguido com lonas plásticas também sofreu danos devido aos ventos, informa Müller.

Os Festejos Farroupilhas, com o tema Nossas Riquezas, são uma promoção da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, com o financiamento do Fundo Pró-Cultura do Estado e Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O patrocínio global do evento é assinado pela Confeitaria Kidelizz e Distribuidora Bristot.