Pesquisar preços para economizar
O alto valor gasto pelo brasileiro em medicações fez com que um site fosse criado para pesquisa de preços pela internet
Dieverson Colombo
Todos nós, certamente, precisamos ou precisaremos algum dia tomar remédios. O problema é quando esse gasto acaba sendo mais do que o normal. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os gastos das famílias brasileiras superam a casa dos R$ 40 bilhões por ano em remédios. Mais de 25 milhões de pessoas dependem diariamente de algum medicamento. Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) apontou que os gastos dos brasileiros com medicamentos em 2011 deve atingir quase um terço do valor usado para alimentação dentro de casa. Segundo este mesmo levantamento, a compra de medicamentos em farmácias deve atingir 55 bilhões de reais em 2011, uma média de 337 reais por pessoa.
Pensando nisso, e com o objetivo de ser um aliado do brasileiro na economia de tempo e, principalmente, de dinheiro, cinco analistas de sistema lançaram o MaisPreco.com (www.maispreco.com). Trata-se do único buscador de preços de medicamentos planejado para este fim. O serviço é gratuito.
O site oferece a pesquisa de preços de mais de 15 mil medicamentos e 200 mil ofertas distribuídas entre as principais redes de farmácia no país, bulas e informações sobre genéricos ou similares, além de todos os contatos da farmácia mais próxima.
O MaisPreço.com busca as ofertas disponíveis em farmácias de todo o Brasil e as organiza de forma prática e objetiva. Se o internauta decidir comprar pela internet, basta um clique e ele é direcionado para o site da farmácia escolhida. Se a escolha for comprar na loja, o maispreço.com oferece o telefone e endereços de todas as filiais da farmácia escolhida.
A ideia do Mais Preço é oferecer ao consumidor facilidades que geram economia e comodidade, destaca Marcelo Santos, um dos criadores do site.
Em meio à necessidade de uso e de economia, o brasileiro fica perdido na busca pelo melhor preço, já que a diferença no valor de um mesmo medicamento pode chegar a quase 1000% destaca Fabiano Martins, outro idealizador do MaisPreço.com.
O serviço atende tanto a quem já compra medicamentos pela Internet e deseja ter certeza de que está pagando um preço justo, como a quem quer encontrar farmácias próximas de sua casa ou trabalho ou descobrir endereços e telefones desses estabelecimentos.
Em pesquisa feita pela reportagem do jornal O Farroupilha, foi pesquisado o preço de alguns medicamentos nos estabelecimentos do município e foram encontradas diferenças, mas relativamente pequenas.
O Gerente Geral do Pró-Saúde de Farroupilha, que gerencia a farmácia popular, João Reinaldo Arrosi, o Nego Arrosi, destacou a importância dessa farmácia. Quem ganha até três salários mínimos e é morador daqui, tem acesso a mais de 130 medicamentos, desde que comprove. Isso contribui, e muito, para o orçamento das famílias.