Tramontina e Guerra recebem da Fiergs Prêmio Mérito Industrial

Elas ocupam respectivamente o primeiro e o 48º lugar entre as 100 maiores empresas em retorno de ICMS para o município.
São responsáveis por gerar empregos, impulsionar a economia e destacar Farroupilha no cenário de crescimento e desenvolvimento do país

O Prêmio Mérito Industrial, conferido pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), teve entre os agraciados deste ano, dois empresários que, embora não sendo farroupilhenses, têm no município empreendimentos de destaque no cenário econômico.

Clóvis Tramontina, presidente do Grupo Tramontina e Marcos Guerra, da empresa Guerra S.A Implementos Rodoviários receberam no dia 26 de maio, em Porto Alegre, a honraria que destaca industriais com marcante atuação na comunidade e no meio empresarial. Na oportunidade, também foram agraciados com o Mérito Industrial os empreendedores Arnaldo Passarin, José Aury Klein e Enio Lucio Schein (in memoriam).

Para os empresários, toda homenagem, prêmio ou mesmo lembrança destaca o trabalho realizado tanto dos dirigentes quanto da empresa, através de toda sua equipe. E ressaltam que o prêmio é o resultado de muito trabalho e de pessoas que acreditam nas empresas que, por coincidência, levam os sobrenomes dos dois agraciados.

A Tramontina, na mesma semana foi homenageada pela Câmara de Vereadores de Farroupilha pelos 40 anos de instalação no município. A empresa é a primeira em retorno de ICMS para a cidade e a unidade de Farroupilha representa o segundo lugar em faturamento entre o Grupo.

A empresa fabrica hoje 17 mil itens diferentes e está presente em mais de 120 países.

A Guerra, fábrica de cabines e carrocerias para caminhões, é de Caxias do Sul. A unidade de número três da empresa foi instalada em Farroupilha em 2002, no bairro Santa Catarina. A vinda para Farroupilha se deu em função do município apresentar mão-de-obra qualificada no segmento da metalurgia. A empresa ocupa o 48º lugar entre as 100 maiores empresas em retorno de ICMS para o município.

Com o controle acionário da empresa vendido em 2008, para o Axxon Group, Marcos Guerra passou a atuar como vice-presidente do Conselho de Administração da companhia. Também é diretor do Sindicato da Indústria Metal-Mecânica e Elétrica de Caxias do Sul e vice-presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, entidade que já presidiu.

O evento integra os atos comemorativos do Dia da Indústria. O prêmio foi criado em 1971 e a premiação é concedida em anos ímpares. Os agraciados são indicados por sindicatos da indústria filiados à Fiergs e a escolha é feita através de uma comissão especial formada por premiados em edições anteriores.

A homenagem, em especial aos empresários Clóvis Tramontina e Marcos Guerra, através da distinção do Prêmio Mérito Industrial, concedida pela Fiergs, destaca não apenas as empresas em que ambos estão ligados, mas no comprometimento com o município e no destaque do nome de Farroupilha no contexto econômico do estado. Os empreendedores apostaram no município, aqui instalaram unidades de suas empresas e vem, ao longo dos anos, impulsionando a geração de empregos, a arrecadação econômica e a parceria com a comunidade e o poder público.