Fies possibilita a graduação no ensino superior

Programa que funciona em novo formato tem juros de 3,4% o ano e prazo de carência de 18 meses após a conclusão do curso

Adriana Lins

Cursar uma faculdade está mais próximo do alcance de todos. Através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa do Ministério da Educação, destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Quem deseja cursar o ensino superior sem comprometer seu orçamento financeiro encontra nessa opção a chance de concluir sua graduação sem percalços.

Em 2010 o FIES passou a funcionar em um novo formato. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o Agente Operador do Programa e os juros caíram para 3,4% ao ano, em torno de 0,27% ao mês. Além disso, é permitido ao estudante solicitar o financiamento em qualquer período do ano.

Conforme o gerente da agência da Caixa Econômica Federal local, Moisés Busato, podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. Busato também ressalta que o processo é simples e facilitado. “O próprio estudante entra no site do MEC, faz sua inscrição e obtém a confirmação. Após o processo, se dirige a instituição para validar as informações e depois à CEF onde damos seguimento ao processo. Essa é uma oportunidade que deve ser aproveitada porque proporciona ao estudante cursar o seu período da faculdade sem correr o risco de ter que trancar a matrícula ou mesmo comprometer sua renda familiar, pois ele realizará o pagamento posterior do financiamento de forma tranquila, com juros baixos e acessíveis”, comenta o gerente.

Conforme Josiane Weber, uma das responsáveis pelo encaminhamento do processo na agência de Farroupilha, o procedimento é muito simples. “Só será exigido um avalista, mas esse item é resolvido sem maiores problemas”, acrescenta Josiane.

Josiane também salienta que durante o curso o estudante fará um pagamento trimestral de até R$ 50,00, que será amortizado da dívida total, após a conclusão do curso. Depois de concluída a graduação há uma carência de 18 meses. O percentual de financiamento varia de estudante para estudante, dependendo de sua renda familiar.