Fiscalizando o Ensino

Criado há 20 anos atrás, a partir da Constituição de 1988, o Conselho Municipal de Educação de Farroupilha tem como

Criado há 20 anos atrás, a partir da Constituição de 1988, o Conselho Municipal de Educação de Farroupilha tem como objetivo fiscalizar se Prefeito e Secretário de Educação estão cumprindo a legislação educacional, além de mobilizar a comunidade para o debate da educação.

Segundo o atual Presidente da entidade, o Professor Diego Tormes, o relacionamento com Prefeitura e Secretaria de Educação é bom, mas de vez em quando surgem opiniões divergentes. “Às vezes a gente se atrita, principalmente por causa das matrículas no ensino fundamental e das ofertas para a educação infantil. Mas são apenas divergências de opiniões, nunca brigamos nem sofremos retaliações, sempre sentamos para conversar e negociar, mesmo quando apontamos alguma irregularidade”.

Diego também explica de que maneira pais e alunos podem usar o conselho a seu favor. “Pais e alunos podem fazer denúncias quando encontrarem alguma irregularidade na escola, ou se estiverem discordando de algo. Normalmente isso acontece mais nas escolas privadas, recebemos poucas reclamações das escolas públicas”.

O Presidente também aponta as principais metas da entidade para 2012. “Vamos visitar escola por escola na rede de ensino fundamental, para verificar se elas estão cumprindo a legislação. Também queremos atrair uma maior participação da comunidade, além de concluir a avaliação do Plano Municipal de Educação e comemorar os 20 anos do conselho com o lançamento do segundo informativo”.