Trabalhando com o bem mais precioso que existe

Secretário Municipal de Educação, Bolívar Pasqual, acredita em ano promissor para o ensino

O início do ano letivo naturalmente traz junto consigo as expectativas para que a educação mantenha, ou até mesmo se supere em termos de qualidade. Diminuir o índice de repetências, melhorar a qualificação dos professores, aumentar as opções de atividades extra-classe, ofertar maior número de vagas na rede pública, são algumas das maneiras de atingir o êxito nesse setor.

Essas boas expectativas são compartilhadas pelo Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Bolívar Pasqual. “Minhas expectativas são as melhores possíveis. Todo ano letivo seguramente o desempenho e dedicação em cima dos nossos projetos é visando atingir o desejo dos pais, já que estamos trabalhando com aquilo que existe de mais rico, que são nossas crianças e adolescentes. No geral minha expectativa é de que tenhamos um bom ano”.

No que se refere a aspectos a serem melhorados, Pasqual ressalta: “O que sempre podemos melhorar é o aproveitamento dos alunos e diminuir as repetências. A responsabilidade de oferecer reforço é nossa também, não só das diretorias e dos professores. O índice de repetência é algo que me preocupa bastante”.

O Secretário também destaca algumas boas novidades para 2012. “Este ano estamos lançando o referencial, que é o conteúdo que os professores devem trabalhar durante o ano, conforme a série. Nos próximos dias também estaremos lançando um livro com o qual iremos trabalhar nas turmas de 4º ano do ensino fundamental. Chama-se 'Conhecendo seu Município. História e Geografia de Farroupilha'”.

Pasqual encerra falando que a principal meta da Secretaria é manter o nível que a educação farroupilhense atingiu em 2011. “Queremos manter o nível que a cidade atingiu no IDEB (Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico), que hoje é um dos melhores do nosso estado”.