Volta às aulas da rede estadual e particular
Tatiane De Bastiani As escolas particulares e as maiores escolas estaduais do município, também retornaram suas atividades no último dia

Tatiane De Bastiani
As escolas particulares e as maiores escolas estaduais do município, também retornaram suas atividades no último dia 22. Algumas com muitas novidades, outras mantendo as atividades já reconhecidas pelos alunos.
Colégio São Tiago
Quadros foram trocados e também foi feita uma limpeza geral. Em questão pedagógica, o ensino médio politécnico, feito por disciplinas escolhidas, semelhante a estrutura do ensino superior, se mantêm em atividade. Cerca de 1.500 alunos estudam no Colégio, mas a instituição ainda está recebendo matrículas.
Colégio Estadual Farroupilha
O Colégio preparou aulas inaugurais para receber os alunos. No turno da manhã, dia 23, a promotora Claudia Balbinot palestrou sobre Depredação da escola – respeito ao patrimônio público e sobre Violência, escola e você, aos alunos do primeiro ano do ensino médio. Na tarde do mesmo dia a psicóloga Nara Paraboni palestrou sobre os mesmos temas e durante a noite foi a vez do promotor Ronaldo Lara Resende.
O Colégio passou durante as férias por reformas em seus laboratórios de Informática e de Química, para melhor receber seus alunos. São cerca de 1.500 alunos.
Instituto de Educação Cenecista Angelo Antonello
O ICCA continuará com o mesmo sistema de apostilas. Também está sendo estudada a implementação de novas tecnologias, como ferramentas de apoio.
O Instituto também conta com muitas salas de aulas temáticas e também realiza muitos projetos de convivência, através de festivais e comemorações de datas especiais.
Colégio Nossa Senhora de Lourdes
Com muitas mudanças na estrutura, um dos antigos auditórios deu lugar a quatro novas salas, entre elas o laboratório de Ciências, Física e Biologia e a biblioteca. A administração também será toda nova, há mais quatro salas infantis, novos pisos e iluminação.
As salas de aula agora também contam com lousas digitais e a maior expectativa dos alunos foi pela sala 3D, com capacidade para até 45 alunos. O Colégio a apartir deste ano passa a trabalhar com o sistema Coc de ensino, onde o objetivo é ensinar por eixos temáticos e de forma interdisciplinar.