O talento da recitação

Thaise de Anhaia Prates, farroupilhense, representante do GTCN Velha Carreta de Caxias do Sul, trouxe recentemente para casa premiação em declamação por um dos eventos mais importante da tradição gaúcha

A farroupilhense Thaise de Anhaia Prates, 17 anos, esteve participando recentemente da Campereada Internacional de Alegrete, um sonho de infância, do qual trouxe para casa mais um título da tradição gaúcha. Ela conquistou o prêmio de 1º lugar na Declamação Juvenil, neste evento que é considerado um dos mais tradicionalistas, por envolver todos os aspectos da cultura gaúcha, desde o campeiro até as manifestações artísticas culturais.

É uma grande realização pessoal , poder voltar a Alegrete e conquistar este prêmio, considera a prenda que tem naturalidade Alegretense. Esta conquista tem um grande sentimento afetivo, além de ser importante, pois a Campereada de Alegrete é muito conceituada no meio tradicionalista, avalia.

Thaise foi prenda desde cedo, aos quatro anos e por isso, traz na garupa muitos títulos. Em Farroupilha, participou do CTG Aldeia Farroupilha, CTG Rancho de Gaudérios e CTG Ronda Charrua, nas invernadas de dança.

Hoje, representa o Grupo de Tradição e Cultura Nativa (GTCN) Velha Carreta de Caxias do Sul na invernada adulta. No momento, se dedica somente a arte declamatória e com muita disposição, pois os ensaios são diários.

Quando comecei a participar nos concursos individuais precisava de maior incentivo e por isso busquei outro CTG. A entidade que hoje represento, me dá todo o apoio como ajuda de custo por exemplo, pois todos os finais de semana estamos em rodeios longe ou perto de Farroupilha, explica. Gosto muito da arte de declamar, mas procuro diversificar um pouco. Hoje estou começando como intérprete solista vocal, conta a prenda que se prepara agora para o Festival de Três Coroas que acontecerá em março.