Frentão com oito partidos lança pré-candidatos à prefeitura
Liderada pelo PSB, composição reúne pelo menos seis siglas centro-liberais e pode contar com dois reforços de agremiações de esquerda

Silvestre Santos
silvestre@ofarroupilha.com.br
O tabuleiro do xadrez político de Farroupilha teve nova movimentação nesta semana com a confirmação das pré-candidaturas de Pedro Pedroso (PSB), para prefeito, e Maria da Glória Menegotto (União Brasil) para vice. O anúncio aconteceu no final da tarde de segunda-feira, 8 de abril, na sede do PSB, pelo vereador e membro da Executiva da sigla, Roque Severgnini, ladeado pelos também vereadores Juliano Baumgarten (PSB) e Gilberto do Amarante (presidente do PDT), além do presidente do PSB farroupilhense, Isaias Girardi.
A composição de uma frente política para buscar a principal cadeira do Executivo tem seis siglas confirmadas, podendo confirmar aa adesão de mais duas – PT e PCdoB – até o final desta semana, de acordo com Severgnini. O vereador explicou que o “frentão”, que ainda não tem denominação oficial, se definiu neste final de semana quando se encerrou a chamada “janela partidária”, prazo definido na legislação eleitoral para que políticos troquem de siglas sem perderem seus mandatos ou ficarem impedidos de disputarem as próximas eleições.
Para chegar aos nomes de Pedroso e Maria da Glória, foi necessário que o PDT de Amarante abrisse mão do nome que postulava para concorrer à majoritária, assim como o Republicados desistisse da candidatura da ex-deputada Fran Somensi à prefeitura. “O PT e o PCdoB também têm nomes, mas muito provavelmente vão optar por apoiar os nomes que estamos apresentando. A oficialização está próxima e só depende do acerto entre as direções partidárias”, confirmou o vereador Severgnini.
O parlamentar ainda disse que as pré-candidaturas majoritárias vinham sendo alinhavadas há “um bom tempo”, e explicou que o consenso é consequência do entendimento de que a população está precisando de um governo como o que foi exercido por Claiton Gonçalves (prefeito) e Pedro Pedroso (vice), entre 2012 e 2020. “Foi o entendimento de que a unidade é uma necessidade para o bem de Farroupilha”, destacou. “É uma frente de inclusão das pessoas que querem uma administração próxima da população”, concluiu.
Pelo lado trabalhista, o presidente do PDT, vereador Gilberto do Amarante, disse que a sigla decidiu abrir mão da candidatura majoritária por “questões pessoais dos nomes” que estavam sendo cogitados, e pelo entendimento de que uma frente ampla teria mais visibilidade e penetração junto ao eleitorado farroupilhense. O presidente socialista, Isaias Girardi, se disse satisfeito com o “acordão” firmado. Segundo ele, “a sociedade está pedindo a volta daqueles que já administraram o município”. E garantiu: “dá para ganhar!”.
O frentão
A composição que apoia as pré-candidaturas de Pedro Pedroso (PSB) e Maria da Glória Menegotto (União Brasil) tem as seguintes siglas:
- – Partido Socialista Brasileiro – PSB
- – União Brasil
- – Republicanos
- – Partido Democrático Trabalhista – PDT
- – Podemos
- – Partido Social Democrático – PSD
- – *Partido dos Trabalhadores – PT
- – *Partido Comunista do Brasil – PcdoB
- * a serem confirmados