Participação em crescimento
Hoje Farroupilha tem duas vereadoras. Ambas já presidiram o Legislativo. O histórico de uma delas contempla também duas candidaturas a prefeita e outras duas a deputada estadual
Dieverson Colombo
A presença feminina na política está cada vez mais forte. Atualmente as presidentes do Brasil e Argentina são mulheres. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o país elegeu em 2010, 44 deputadas federais e 137 estaduais. Farroupilha conta com duas vereadoras, Maria da Glória Menegotto (PDT) e Maristela Rodolfo Pessin, a Tetella (PMDB). As duas já foram presidentes do Legislativo do município.
O TSE exige também que cada partido tenha a cota de 30% para mulheres. Poucos foram os partidos que cumpriram o percentual exigido nas últimas eleições. Faltando alguns meses para as eleições, os partidos seguem em busca de mulheres para compor suas siglas nas eleições municipais.
A vereadora Maria da Glória Menegotto (PDT), presidente do Legislativo em 1998, acredita que a mulher também viu a necessidade de se dedicar a organizar a política. “Tenho a certeza de que tudo em nossas vidas precisa de uma ordem política, eficaz e para todos os cidadãos”.
Glória conta que nunca sofreu preconceito na política por ser mulher, pois sempre soube buscar seu espaço através de seu trabalho. “Eu acredito que o trabalho da mulher é diferente sim na política. Podemos claramente ver e sentir a vontade de mostrar a diferença em todos os municípios e estados administrados por mulheres, e agora mais ainda estamos sentindo as muitas mudanças no país”.
A vereadora acredita no aumento de representantes mulheres no Legislativo Municipal e na política em geral. Para Glória, as mulheres podem fazer a diferença na política. “Acredito que em 2012 a cidade tem todas as condições de eleger uma mulher como prefeita de Farroupilha. Seria o primeiro passo para que Farroupilha tenha um diferencial em relação às prioridades dos cidadãos”.
Sobre uma possível candidatura à prefeita em 2012, Glória explicou que está à disposição do partido e dos demais que irão fazer parte da coligação. “Para saber quem será candidato a prefeito ou prefeita, terá que sair de uma pesquisa com a população, porque ninguém é candidato de si próprio. Sendo assim meu nome poderá ir à luta mais uma vez, desta vez com a certeza da vitória”, conclui.
Terceira mulher a presidir o Legislativo Farroupilhense, Maristela Rodolfo Pessin, a Tetella (PMDB), que foi presidente da Câmara de Vereadores em 2011, entende que a mulher ocupa espaços cada vez mais importantes nas atividades profissionais e políticas do país. “Acredito que houve sim um aumento significativo na participação das mulheres na política atualmente, mas tenho a certeza de que esta participação pode e deve ser ainda maior. Não apenas para preenchermos os 30% que a lei impõe aos partidos, mas sim levando em consideração de que a mulher representa hoje uma renovação do modelo político atual”. Tetella considera a capacidade, competência, determinação, sensibilidade e muita coragem como os fatores fundamentais para as mulheres avançarem ainda mais no campo político.”Precisamos lembrar sempre que é no campo político que as coisas são decididas. Em Farroupilha as mulheres representam cerca de 51% dos eleitores. É preciso portanto que mais mulheres se disponham a participar deste processo que jamais deve ser dirigido contra os homens, mas sim, junto com eles, somando esforços por uma sociedade menos injusta e mais solidária”, ressalta.
A vereadora acredita que mesmo com esse aumento, ainda há preconceito na área, pois ainda é uma questão cultural em todo o mundo. Ela conta que foi uma grande honra presidir a Câmara de Vereadores de Farroupilha. “Foi algo que nunca esperei que pudesse acontecer e certamente marcou minha vida e da minha família”. Tetella espera que a participação das mulheres aumente por inúmeros fatores. “Principalmente por ser um momento em que as mulheres estão em alta na política. Pelos 30% que a lei impõe aos partidos, mas principalmente pelas mulheres acreditarem que podem contribuir em todas as áreas para um mundo cada vez melhor, com mais justiça, mais solidariedade e mais feliz”.