PEC 35 provoca indignação na Câmara
Proposta de Emenda Constitucional do senador Cyro Miranda (PSDB-GO) quer vetar subsídios a vereadores em cidades com menos de 50 mil habitantes

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 35, de 04 de julho de 2012, de autoria do senador Cyro Miranda (PSDB-GO) causou indignação na última sessão do Legislativo. A proposta pretende alterar os artigos 29 e 29-A da Constituição para vedar o pagamento de subsídios a vereadores e alterar o limite de despesa do Poder Legislativo em municípios com até 50 mil habitantes. Com a aprovação da matéria, os parlamentares de cerca de 90% dos municípios brasileiros deixariam de receber subsídios pelo trabalho realizado nos respectivos Parlamentos, segundo a União Brasileira de Vereadores (UBV).
O progressista Kiko Paese, no espaço dedicado ao Grande Expediente, externou a sua indignação com a Proposta sugerida pelo senador goiano. Segundo ele, a atitude de Miranda mostra o total desconhecimento das funções de um vereador, responsável pela fiscalização dos atos e decisões do Poder Executivo. Nós somos o para-choques da política, asseverou Kiko na Tribuna. Paese protocolou uma Moção de Repúdio à PEC 35, subscrita por todas as bancadas do Legislativo farroupilhense e aprovada por unanimidade.
Confira mais detalhes na edição impressa da última sexta-feira.