Novo papa representa mudança na Igreja
A fumaça branca na chaminé da Capela Sistina por volta das 15h da última quarta-feira, dia 13, indicava o novo

A fumaça branca na chaminé da Capela Sistina por volta das 15h da última quarta-feira, dia 13, indicava o novo Papa num dos conclaves mais importantes da história da Igreja Católica Apostólica Romana. O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, foi escolhido entre os 115 cardeais para assumir o Bispado de Roma e ser o maior representante da Igreja Católica, ocupando o posto renunciado pelo Papa Bento XVI no dia 11 de fevereiro.
O novo Papa escolheu ser chamado de Francisco, sem número, por representar a humildade e lembrar o santo São Francisco de Assis. Em conclave histórico de apenas dois dias, o argentino Francisco assumiu o posto de 266º Papa da Igreja, sendo o primeiro latino-americano e também o primeiro jesuíta.
A escolha foi uma surpresa para muitos fiéis, pois o nome de Bergoglio não figurava entre os favoritos, ao contrário do brasileiro Dom Odilo Scherer e o italiano Angelo Scola. Já neste domingo, o novo Papa celebra a Hora do Angelus, na Praça de São Pedro, e a missa de inauguração do seu pontificado ocorre na terça-feira, dia 19.