Vítimas da segurança

A percepção é de que os alvos mudaram. Morar em apartamento já não é mais tão seguro e, muitas vezes, ocorre o contrário

Morar em apartamento já não é mais sinônimo de segurança. O que antes parecia um alvo quase impossível para furtos, hoje já não é mais barreira. Quase todos os edifícios já tiveram algum tipo de ocorrência neste sentido. O moradores, descrentes com a busca de solução pelas polícias, nem sempre registram ocorrência e, na esmagadora maioria das vezes, o registro apenas engorda as estatísticas.

Para evitar o pior, eles acabam sendo reféns do próprio medo e cada vez mais, trancam-se mesmo vivendo em liberdade. No entanto, grades, cercas elétricas, alarmes, correntes, fechaduras mais resistentes, câmeras de monitoramento e vigias, às vezes não representam barreira alguma, pois muitos dos delinquentes entram pela própria porta da frente como se fossem ilustres visitas.

O Delegado Mario Mombach, reitera a importância e o quanto é imprescindível o registro de ocorrência. No boletim nem sempre o resultado é imediato, mas muitas vezes um detalhe simples no somatório geral das investigações criminais gera muito importância. Mombach destaca que no município, segundo as investigações, há quatro suspeitos de comandantes de furto. No entanto, o número de receptadores das mercadorias é incalculável.

Confira matéria especial na edição impressa desta sexta-feira.