Moradores de Vila Rica têm nomes aprovados para suas ruas
Vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei do Legislativo 014/20 que aprova os nomes de Ivanir José Magagnin e
Vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei do Legislativo 014/20 que aprova os nomes de Ivanir José Magagnin e Amália Mazzarol Chesini para tornarem-se vias públicas do município.
Magagnin e Amália eram moradores de Vila Rica. Ambos prosperaram através da agricultura. Magagnin, agricultor de hortafrutis, manteve ao longo de sua vida uma ligação com a comunidade, auxiliando de forma voluntária na igreja e cobrando melhorias para a localidade junto ao poder público. Já Amália, iniciou sua história no 3º Distrito, ao lado do marido, com uma ferraria, após seguiu na agricultura através do cultivo das uvas e vinhos.
De autoria das bancadas do PDT, PSB, PSD e Rede, a proposição foi apresentada pela vereadora Maria da Glória Menegotto que defendeu a aprovação dos nomes por ser de concordância dos moradores da comunidade de Vila Rica. Conforme abaixo-assinado emitido pelos moradores do 3º distrito, a comunidade busca instalar os nomes em ruas da localidade.
Os parlamentares sugerem no projeto de lei aprovado que os nomes substituam as FRs 133 (estrada que inicia no Núcleo Urbano de Vila Rica e segue à comunidade de São Miguel – Garibaldi) e 31 (liga a VRS 813 passando por Vila Rica até a RSC 453), pelos nomes de Magagnin e Amália, respectivamente.
Ivanir José Magagnin
Carismático, prestativo e bondoso, sempre disposto a ajudar o próximo
Ivanir José Magagnin, nascido em 07 de abril de 1962, filho de Alcides Domingos Magagnin e Normélia Maria Magagnin, teve três irmãos, Ivete, lvanice e Itacir. Quando criança teve uma forte febre, no feriado de carnaval, com isso seus pais o levaram a vários hospitais, os quais na época estavam fechados, quando conseguiram atendimento após horas de correria o diagnosticaram com paralisia infantil, a qual comprometeu parcialmente te seus movimentos das mãos e do pescoço. Viveu desde pequeno na Comunidade de Vila Rica, terceiro distrito de Farroupilha, trabalhou desde cedo, mesmo com sua deficiência na agricultura, no cultivo de hortifrutigranjeiros. Casou-se em 1989 com Laerce Dalcin Magagnin e tiveram um filho, Fabiano Cristiano Magagnin, juntos seguiram com empenho e dedicação as plantações e cultivas da família. Aos poucos tornouse independente e seguiu os passos do pai vendendo os produtos cultivados no CEASA de Porto Alegre por mais de 35 anos.
Contribuiu muito com a comunidade de Vila Rica, sendo por diversas vezes fabriqueiro e festeiro. Sempre buscou melhorias para Vila Rica, cobrando dos prefeitos e vereadores constantemente. Foi uma pessoa carismática, prestativa e bondosa, sempre disposto a ajudar o próximo. Pessoa de muita fé, era devoto de Nossa Senhora de Caravaggio e de Santo Antônio dos quais obteve muitas graças no decorrer de sua vida. Faleceu no dia 13 de junho de 2016, aos 54 anos, coincidentemente no dia de Santo Antônio, vítima de afogamento ocorrido em um açude da propriedade.
Amalia Mazzarol Chesini
Pessoa simples mas tinha sempre uma palavra de ânimo e fé para para ajudar quem estava por perto
Amalia Mazzarol Chesini, nasceu em 1º de julho de 1906, filha de Gerônimo e Joana Mazzarol. Casou-se com Felippe Thomas Chesini, no ano de 1927, e estabeleceram residência onde hoje é a comunidade de Vila Rica, terceiro distrito de Farroupilha/RS.
Junto com seu esposo Felippe, iniciaram uma ferraria, tocada por uma roda d’água utilizando a força da água do rio que passava ao lado da casa. Tiveram 10 filhos. Augusto, Adelina, Leonelo Gerônimo, Antônio Luiz, Hilário, Wilmar Eduardo, Lidia, Ambrósio, Egídio e Alcino.
Amália era uma pessoa simples e sempre tinha uma palavra de ânimo e fé para quem estava por perto. Trabalhadora, sempre apoiou o marido Felippe no trabalho da família, desde a ferraria, depois a produção de uvas, elaboração de vinhos que deu origem a Adega Chesini e o Frigorífico Chesini. Estes dois últimos hoje administrados pelos filhos e netos.
Faleceu em 08 de junho de 1991 com a idade de 84 anos.