Música erudita na Igreja Matriz

Sinfônica da UCS se apresenta hoje, às 20h. Entrada é franca

A Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul realiza concerto com composições clássicas e românticas hoje, quinta-feira. O espetáculo, que ocorrerá na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, comemora os 78 anos de emancipação política de Farroupilha e os 45 anos da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Com regência do maestro Manfredo Schmiedt e participação do solista Diego Schuck Biasibetti, a Orquestra Sinfônica traz aos farroupilhenses a oportunidade de ouvir composições de Mozart, Haydn e Félix Mendelssohn-Bartholdi. Compositor austríaco do período clássico, Mozart foi autor de seiscentas obras, muitas delas referenciais na música sinfônica, concertante, operística, coral, pianística e camerística. Atualmente Mozart é visto pela crítica especializada como um dos maiores compositores do ocidente.

Outro importante compositor do período clássico, Franz Joseph Haydn, personifica o chamado classicismo vienense, ao lado de Mozart e Beethoven. Haydn é considerado um dos autores mais influentes da história da música erudita ocidental, com composições que cobriram épocas desde o fim do Barroco ao início do Romantismo.

Jakob Ludwig Felix Mendelssohn Bartholdy foi outro compositor alemão do início do período Romântico. Algumas das suas mais conhecidas obras são a Suíte de Uma Noite de Verão (que inclui a famosa Marcha Nupcial), dois concertos para piano, o concerto para violino, além de centenas de outras composições.

O concerto é aberto à comunidade, tem entrada franca e é uma realização da Universidade de Caxias do Sul, do LionsEduC e da Unimed Nordeste-RS, com o apoio da Prefeitura de Farroupilha.