33ª ExpoBento e 20ª Fenavinho conectam edição à história dos 150 anos da imigração italiana no estado

Feira e festa estão agendadas para ocorrer de 12 a 22 de junho de 2025 em Bento Gonçalves

Conectando passado, presente e futuro em uma história a ser vivida por todos, a 33ª ExpoBento e a 20ª Fenavinho trazem, como inspiração para a programação que ocorre de 12 a 22 de junho de 2025, a celebração dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. A temática, bem como as diretorias voluntárias a frente da feira e da festa, foram apresentadas na noite de 30 de outubro, em encontro realizado na sede da entidade promotora, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG).

Sob a liderança do diretor-geral César Anderle, a maior feira multissetorial do país vem com o desafio de ampliar os bons resultados da edição deste ano, que reuniu 274 mil visitantes e gerou R$ 50 milhões em negócios (valores estimados, que podem ser ainda mais elevados) para os cerca de 450 expositores que estiveram nos pavilhões. “Aceitei com muita alegria esse desafio, mas também com muita responsabilidade, conhecendo o peso dessa feira e sua importância para nossa comunidade”, disse.

Ele fez um paralelo com o tema escolhido para a edição do próximo ano. “Essa motivação para aceitar desafios está em nosso DNA, com a essência dos imigrantes italianos que aqui chegaram em 1875 e que desbravaram a região, transformando-a em uma região pujante, empreendedora, próspera. Em 2025, comemoraremos os 150 anos da imigração italiana no estado e temos o momento perfeito para compartilhar essa história com o público da ExpoBento e Fenavinho. E, mais que isso, convidar a todos para que venham vivê-la conosco”, disse, ao apresentar a peça conceitual da campanha.

O contexto para a realização da 20ª Fenavinho não poderia ser mais inspirador, na avaliação do coordenador da 20ª Fenavinho, Alexandre Miolo. “Estaremos homenageando nossa história, a saga da imigração italiana, que está intimamente conectada com a história da Festa Nacional do Vinho. Com os mesmos valores dos italianos que desbravaram a região, seguimos, hoje, construindo nosso futuro. Acreditamos na força do trabalho e na união de esforços em busca de conquistas coletivas”, explicou.

O legado de nossos colonizadores, que está presente em cada garrafa de vinho elaborada pelas nossas vinícolas, vai aparecer em todos os detalhes da programação da 20ª Fenavinho. Teremos a melhor combinação entre tradição e inovação, entre passado e futuro, em uma história que será vivida por todos. – Alexandre Miolo, coordenador da 20ª Fenavinho

Importância para o município

Ao dar início a mais um capítulo importante na história, ExpoBento e Fenavinho consolidam sua contribuição para o desenvolvimento econômico e para fomentar o empreendedorismo em Bento Gonçalves, conforme destacou o presidente do CIC-BG, Carlos Lazzari. “Em 2024, feira e festa foram os primeiros eventos que fomentaram a retomada da economia gaúcha após o desastre climático de maio e cumpriram um papel fundamental nesse movimento de recuperação. No próximo ano, seguramente continuarão prestando essa valiosa colaboração para o fomento econômico, para o fortalecimento do empreendedorismo, para a expansão do turismo e, assim, para o desenvolvimento de toda a microrregião”, disse. Nesse desafio, feira e festa já contam com o apoio do poder público municipal, conforme destacou o vice-prefeito de Bento Gonçalves, Amarildo Lucatelli. “Seremos parceiros para que a feira e a festa sejam cada vez melhores, porque o sucesso da ExpoBento e da Fenavinho também são o nosso sucesso”, disse.

Diversidade para ser vivenciada

A proposta que conecta a 33ª ExpoBento e a 20ª Fenavinho às comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul é muito forte e simbólica porque homenageia, também, todas as etnias que colonizaram a região e têm fundamental importância para que a Serra Gaúcha tenha se construído com a força e representatividade que tem hoje, conforme destacou a Imperatriz da 20ª Fenavinho, Laura Caroline Pouluk Strozak, representando também as damas de honra Yasmin Luiza De Lima Barbacovi e Graziele Miszevski.

“A ExpoBento cumpre muito bem sua missão de dar espaço e protagonismo à diversidade de opções de compras, opções de gastronomia, de shows ou, nesse caso, de culturas que estarão integradas. Nossa Fenavinho convida para o sempre inspirador encontro entre passado, presente e futuro, integrando todos em um verdadeiro brinde por tudo que melhor representa nossa região: nossos valores, cultura, força trabalhadora, empreendedorismo e o amor pelo vinho. Com tantos elementos, a ExpoBento e a Fenavinho certamente serão experiências inesquecíveis, verdadeiramente de inclusão, em todos os sentidos”, disse Laura.

Uma história que se vive

Inspirada pelo tema ‘Uma história que se vive!’, o slogan da 33ª ExpoBento e da 20ª Fenavinho carrega a ideia de que a história não está apenas no passado, mas é continuamente vivida e atualizada ´por meio das tradições, cultura e inovações. A proposta une passado e presente, mostrando que as experiências vividas na ExpoBento e Fenavinho destacam tanto as raízes quanto a evolução, convidando o público a ser parte ativa dessa jornada que molda nossa identidade.

O coração da peça está na troca de uma taça de vinho entre o homem e a mulher, gesto que simboliza a transmissão do conhecimento, das tradições e da cultura vitivinícola para as novas gerações. Essa interação vai além da promoção dos eventos, pois celebra a harmonia entre tradição e inovação, convidando o público a refletir sobre o tema. A Fenavinho, desde que foi resgatada pelo CIC-BG, ocorre de forma conjunta com a ExpoBento.

Diretoria da 33ª ExpoBento

  • Diretor-geral: César Anderle

Industrial

  • Diretor: Jonatas Ferrari
  • Vice: Gilson Rigo

Comercial

  • Diretor: Gustavo Predebon
  • Vice: Jaqueline Tonietto

Projetos

  • Diretor: Jussara Canabarro
  • Vice: Gabriel Dupont

Marketing

  • Diretor: Taciele Monteiro
  • Vice: Raquel Fronza

Eventos

  • Diretor: Vinícius Bortolo Buffon
  • Vice: Rodrigo Terra de Souza

Serviços

  • Diretor: Filipe Almeida
  • Vice: Vicente Tomasi
Diretoria da Expobento. Foto: Cesar Silvestro

Comitê da 20ª Fenavinho

  • Coordenador: Alexandre Miolo

Diretoria de Enoturismo

  • Maiquel Vignatti
  • Ana Possamai

Curadoria Vinícola

  • Jones Valduga
  • Delphine Vasquez

Diretoria Cultural e Estrutural

  • Arthur Dequigiovani

Diretoria dos Jogos Coloniais

  • Vanessa Toresan
  • Edvaldo Gallon

Diretoria de Relações Sociais e Comunitárias

  • Janaine Arpini
  • Julia Pasquali
Comitê da Fenavinho. Foto: Cesar Silvestro

Corte da 20ª Fenavinho

  • Imperatriz: Laura Caroline Pouluk Strozak
  • Dama de Honra: Yasmin Luiza De Lima Barbacovi
  • Dama de Honra: Graziele Miszevski.