Parceria entre Afavin e universidade espanhola fortalece enoturismo em Farroupilha e na Serra Gaúcha
Cooperação internacional vai impulsionar roteiros, experiências turísticas e divulgação dos vinhos da região

A Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin) firmou uma importante parceria com a Universidade de La Laguna, das Ilhas Canárias (Espanha), para estabelecer bases para o desenvolvimento cultural, econômico e social, buscando fortalecer o enoturismo em Farroupilha e região. O acordo prevê cooperação técnica, intercâmbio de pesquisas e desenvolvimento de projetos conjuntos, visando aprimorar a qualidade dos vinhos e espumantes locais e promover novas rotas turísticas.
Natália Sanches Taffarel, presidente da Afavin, destaca a importância da iniciativa: “Essa colaboração será fundamental para trazer reconhecimento à região como um polo de enoturismo, fortalecer nossas parcerias com troca de experiências e fomentar o turismo. Vamos aprender muito com an expertise das Ilhas Canárias e também mostrar nossa cultura, especialmente a tradição do Moscatel, que já é um atrativo importante e peculiar da nossa região.”
A iniciativa inclui a realização de cursos, workshops e eventos enoturísticos, além do intercâmbio entre pesquisadores, produtores e estudantes das duas regiões. Um dos focos será a criação de roteiros integrados, aproveitando o conhecimento das Ilhas Canárias em turismo vinculado à viticultura, enquanto Farroupilha compartilha sua tradição com a uva Moscatel, reconhecida pela Indicação de Procedência.
A parceria também abre portas para o intercâmbio de conhecimentos, através da mobilidade de ambas instituições. Com isso, espera-se trabalhar com a promoção de enoturismo, com a criação de novas rotas e promoção de ofertas turísticas associadas ao vinho. E estabelecerá as bases para um futuro de inovação e crescimento sustentado na indústria do vinho.


