SAÚDE – Parto empelicado

Texto de Thiago Brunet Na segunda semana do mês de janeiro publiquei nas minhas redes sociais um vídeo que mostra

Texto de Thiago Brunet

Na segunda semana do mês de janeiro publiquei nas minhas redes sociais um vídeo que mostra um parto empelicado, que quer dizer que o bebê saiu envolto na bolsa amniótica (película fina e transparente de proteção) ao ser retirado do útero da mãe. É um dos partos considerados difíceis de ocorrer, pois de acordo com os dados publicados em revistas científicas da área da saúde, a chance disso acontecer é 1 a cada 80 mil nascimentos, ou seja, presenciar um acontecimento como este, na maioria das vezes, é um momento único na vida de um profissional. Ainda, só o fato de ser empelicado não gera nenhum risco para a mãe ou o bebê, mas claro que isso não quer dizer que o risco seja zero, afinal, toda cirurgia possui uma porcentagem de risco.
Outra curiosidade deste parto é a vantagem para o recém-nascido, já que é a bolsa que o protege contra possíveis traumas, como fraturas ou escoriações, além é claro da proteção contra infecções que são transmitidas da mãe para o bebê, como é o caso do HIV.
Por fim, gostaria de parabenizar todas as mães – independente de como nasceu o bebê – pela forma aguerrida que durante os nove meses proporcionam o melhor lugar do mundo para o fortalecimento e desenvolvimento do novo ser vivo que irá se formar, o seu corpo. E, depois do nascimento – depois de fazer aquilo que somente as mulheres são capazes – continuarem juntos com seus filhos nutrindo-os e dando seus primeiros ensinamentos para que posteriormente se tornem maduros e prontos para o enfrentamento da vida.