Susana Pessin – 30 anos ajudando farroupilhenses a nascerem

A enfermeira obstétrica acaba de completar 30 anos de trabalho no
Hospital São Carlos e por isso é homenageada e compartilha o aprendizado adquirido no auxílio a mais de 13 mil partos realizados, segundo projeção

“O Hospital São Carlos foi a minha segunda casa, onde eu cultivei amizades verdadeiras e obtive um crescimento profissional enorme! Acabo de receber uma homenagem maravilhosa que jamais vou esquecer! Só gratidão, só gratidão por tudo! ”.
As palavras são de Susana Rios Pessin, a enfermeira coordenadora materno infantil que completou 30 anos de trabalho na instituição. Primeiro emprego depois de formada e está até hoje. Segundo projeções, nesta trajetória ajudou a realizar mais de 13 mil partos de farroupilhenses!
Em 2003 a bento-gonçalvense fez a especialização como enfermeira obstetra, mas os conhecimentos foram adquiridos antes, como ela mesma conta: “Foram as antigas parteiras que me ensinaram o básico da obstetrícia e hoje, são as enfermeiras obstétricas que as substituem”.
Susana diz amar o que faz e exatamente por isso, a família – composta pelo marido Álvaro e os filhos Guilherme, 27 anos e Artur, 19 – a apoia muito. “Eu amo ser enfermeira, é com muita alegria que eu e minha equipe acompanhamos cada nascimento! É muito compensador receber uma paciente e depois cuidar dela e de seu bebê: um torna-se dois! Presenciar a emoção estampada no rosto de cada pai ou da pessoa que acompanha o parto, por mais que fiquem nervosos, é muito gratificante! ’, fala com o entusiasmo que justifica o sentimento pela profissão que abraçou.
Seus filhos não nasceram no São Carlos por questões alheias a sua vontade, como convênio de saúde que não havia na serra na época do nascimento de Guilherme e o parto prematuro de Artur, que nasceu com 27 semanas.

Centro Obstétrico
São 30 anos dentro do hospital! Nesse tempo todo, pouco se afastou do Centro Obstétrico e quando isso aconteceu, não deixou de visitar o local onde se realiza. “Durante cinco anos atuei como gerente de enfermagem, mas nunca deixei de dar uma passadinha no C.O. para dar uma olhada nas mamães e nos bebês”, entrega.
Falando em Centro Obstétrico, Susana enfatiza a qualidade do hospital que lhe serve de segunda casa. “O Hospital São Carlos está muito bem equipado para atender as necessidades de cada mãe. Nosso Centro Obstétrico é muito bom e temos uma equipe preparada e comprometida, que entende cada gestante e faz de tudo para que cada uma sinta o carinho oferecido”, destaca.
Atendendo ao pedido, a experiente Susana enumera as características que uma enfermeira obstétrica precisa ter, além do diploma:

  • saber liderar os trabalhos da sua equipe, direcionando, aconselhando, motivando, realizando todas as ações assistenciais com qualidade para que as pacientes se sintam acolhidas;
  • estar sempre atenta caso haja qualquer intercorrência;
  • saber identificar as necessidades da gestante, orientando a encontrar uma melhor posição para ganhar o bebê, enfim, aplicar técnicas para amenizar a dor e gerar mais conforto à mãe.

A julgar pelo número de crianças que ajudou a nascer, seus conselhos encheriam páginas!
Susana é só carinho quando fala do seu trabalho. Se é assim nas palavras, podemos imaginar nos gestos, quando está cumprindo sua missão! Sorte de quem chega ao mundo sendo bem-recebido por profissionais como ela.
“É inexplicável o sentimento quando vejo aquele serzinho vindo ao mundo! É muito lindo, é pura gratidão! ”.

A homenagem

A homenagem que jamais vai esquecer, segundo palavras da própria Susana, foi realizada em 27 de agosto, data em que completou os 30 anos de trabalho no Hospital Beneficente São Carlos.
Uma surpresa foi preparada para ela receber o reconhecimento pelas bodas de pérola da parceria, além dos agradecimentos da superintendente Janete Toigo D´Agostini e de membros do Conselho Administrativo, como a senhora Elizabeth Laybauer, o senhor Oneide Barbieri e o advogado Nelso Molon.
Emocionada, Susana afirmou: “O segredo para chegar aos 30 anos dentro de uma instituição é gostar do que faz e saber agir na hora certa, com responsabilidade e com vontade de trabalhar”.

Susana Pessin se emociona ao receber as homenagens pelos 30 anos de trabalho no Hospital São Carlos – FOTO: Arquivo Pessoal
Oneide Barbieri, Nelso Molon, Susana, Elizabeth Laybauer e Janete Toigo D´Agostini – FOTO: Divulgação HBSC