Conselho Municipal de Tráfego reajusta valor dos transportes urbanos
Conforme decreto assinado no último dia 14, a tarifa de ônibus e táxis foram reajustadas. O valor praticado desde quarta-feira, dia 21, passou a ser R$ 2,85 para ônibus e os táxis tiveram aumento de 10%

Desde a última quarta-feira, dia 21, as passagens urbanas e interurbanas passaram a custar R$ 2,85. O reajuste foi de 14% para os serviços de ônibus, sendo que os táxis também tiveram reajuste de 10%.
A empresa responsável pelo transporte urbano de Farroupilha, a Bento Gonçalves de Transportes, justificou, por nota, que a elevação do valor se deu em função dos dois reajustes salariais aos colaboradores da empresa, que em média e de forma acumulada, representaram 18,5% dos custos da instituição; os valores dos insumos como os custos de chassi, carroceria, peças e acessórios, pneus, câmaras de ar e combustíveis, que segundo eles, tiverem reajustes médios da ordem de 12%; a ampliação do serviço em diferentes pontos do município e as adaptações e implantações de equipamentos necessários para atender aos portadores de necessidades especiais, que conforme eles, estão sendo implantados em toda a frota.
Ainda por nota, a empresa explica o cálculo da tarifa. O cálculo tarifário é levantado observando-se critérios estabelecidos em tabela GEIPOT com adaptação às situações regionais. Tabela essa, que foi instituída pelo antigo Ministério dos Transportes e adotada na maioria dos municípios brasileiros. Entende-se por tabela GEIPOT o índice de cálculo criado pelo Grupo Executivo de Integração da Política de Transportes, criado via decreto nº 57.003, de 11 de outubro de 1965.
O Geipot foi extinto pela MP nº 427, de 9 de maio de 2008.
Mais detalhes você encontra na edição impressa desta sexta-feira.