O balanço da gestão de Juliano Tofolo na CDL

Tofolo encerrou sua gestão na CDL e mesmo sendo um período marcado pela pandemia, as significativas ações, como a revitalização da Estação Férrea, mostraram sua força

Ciclos se fecham para que novos se abram. Diante deste fato, quem deixa os cargos ocupados nos últimos anos – em entidades, empresas, etc – faz análises que mostram o tanto que foi feito por eles e suas equipes. Eles fazem o balanço e nós registramos para que fique tudo documentado. Desta forma, as histórias vão sendo escritas.
Juliano Tofolo, ex-presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Farroupilha (CDL), encerrou sua gestão em 31 de dezembro e na ocasião avaliou o trabalho da passagem de sua equipe pela entidade. O saldo é positivo, ainda mais se ressaltarmos que sua gestão foi realizada em plena pandemia do coronavírus.
“Quando iniciamos, em 2020, tínhamos feito um planejamento estratégico com foco no associado já para os dois anos e por causa da pandemia não cumprimos tudo, mas as principais pautas foram realizadas. Estivemos lado a lado com o associado com campanhas de valorização do nosso comércio, com cartazes, máscaras e não paramos, continuamos trabalhando e dando andamento à obra de revitalização da Estação Férrea e à mudança do layout da parte interna da sede. A finalização da obra, no final de 2020, foi um dos grandes pontos chaves do ano”, inicia Tofolo.
Ainda em 2020, o destaque recaiu sobre o Dia dos Namorados, com o sorteio de celulares para os clientes do comércio, sobre o Drive-Thru na entrega de brinquedos para a Brigada Militar distribuir às crianças carentes, sobre a entrega de sacolas e adesivos que comemoraram os 49 anos da entidade, sobre a entrega de um respirador ao Hospital Beneficente São Carlos. “Queríamos o equilíbrio entre manter saúde e manter a saúde dos nossos negócios. Foram muitas reuniões defendendo e tentando mostrar que comércio não era o principal problema da pandemia”, conta.
Segundo ele, foram mais de 90 reuniões de diretoria e mais de 240 reuniões extras (aquelas em que o presidente ou algum diretor participou).
Em 2021 houve carreata para abertura do comércio, fechado pela piora da pandemia, e a celebração dos 50 anos da entidade, com kit entregue aos associados e com a inauguração da Estação Férrea, além de: live e início de cursos de vendas e atendimentos, com a participação do programa Brasil em Foco na Band; show do padre Ezequiel; a criação do espaço cultural, lançamento do selo Me Respeita em parceria com o vereador Marcelo Broilo e encerramento da campanha Festival de Prêmios 50 anos, que sorteou um Fiat Mobi zero quilômetro e 20 vale-compras de R$ 300,00.
A meta financeira dos dois anos da gestão de Tofolo (2020-2021) foi alcançada com o crescimento do número de associados. Embora algumas ações não pudessem ser concluídas, a entidade desempenhou seu papel na cidade. “Além da segurança financeira que deixamos, deixamos também um legado grande, o restauro da memória do nosso município e do nosso comércio, que é a Estação Férrea. A CDL foi muito representativa nestes dois anos, participativa e queremos que o trabalho tenha continuidade”, afirma Tofolo.
O novo ciclo da CDL foi aberto em primeiro de janeiro, com a presidência de Maria Cleni Lopes Noll, que assume a responsabilidade, junto a sua equipe, de dar continuidade ao crescimento da entidade em Farroupilha.

REPORTAGEM ESPECIAL: Claudia Iembo