Tramontina – De ferraria e cutelaria a referência internacional

O empreendimento que hoje representa o Grupo Tramontina, iniciou quando Valentin Tramontina, em 1911, instala uma pequena ferraria na cidade de Carlos Barbosa. No princípio, os serviços …

…. se restringiam a ferrar cavalos e executar pequenos reparos para as indústrias da região. Em 1925, Valentin inicia a produção de canivetes com cabo de osso, o que culmina no marco principal do início das atividades de cutelaria da Tramontina. Em 1930, é lançado o canivete Santa Bárbara, o produto fabricado em maior quantidade na época.

O empreendedor junto à esposa, Elisa De Cecco Tramontina, somam forças para tocar o negócio, transpor dificuldades e trilhar novos caminhos. Em 1939, Valentin falece e Elisa assume a direção da empresa. Sua perseverança possibilita que, através de investimentos em tecnologia e o início do processo de mecanização na fabricação das facas, projete o crescimento da empresa. Em quatro anos, os primeiros resultados são verificados.
Em 1949, Elisa passa a administração da Tramontina para o filho Ivo, que juntamente com Ruy J. Scomazzon dá continuidade ao empreendimento.

A Tramontina amplia seus negócios e passa a atuar no mercado internacional em 1966, com exportação para o Chile. Hoje, os produtos da empresa encontram-se em mais de 120 países.