A opinião dos candidatos – Turismo
O jornal O Farroupilha perguntou aos candidatos: Farroupilha possui uma geografia diferenciada e com grande potencial turístico. O que é

O jornal O Farroupilha perguntou aos candidatos: Farroupilha possui uma geografia diferenciada e com grande potencial turístico. O que é necessário para que o setor ganhe destaque na economia? Confira as respostas:
Ademir Baretta – PMDB
Embora seja um dos maiores pontos de atração de turistas no Brasil, a nossa cidade pode e deve ampliar ainda mais esta participação. Cerca de três milhões de turistas estão em Farroupilha por ano. Turismo religioso e turismo de compras são os fatores que atraem a imensa maioria desses visitantes. Mas temos na geografia, na gastronomia, no artesanato, na manifestações culturais típicas de nossa gente muito a avançar em termos de turismo. E estamos trabalhando para isso, e vamos trabalhar ainda mais. Turismo é fundamentalmente uma questão que diz respeito à iniciativa privada. São eles que devem fazer os investimentos necessários. O município deve atuar em dar condições para que estes empresários sintam-se motivados a investir. O programa de asfalto no interior que vamos implantar será fundamental para o desenvolvimento turístico. Mais comodidade para os turistas significa mais visitantes. Um sistema eficiente de informações, de sinalização, de divulgação, treinamento de pessoal que atua na área, que cabe à prefeitura será feito. Não podemos nos esquecer que Farroupilha é uma das poucas cidades brasileiras escolhidas como sede de treinamento de seleções estrangeiras que disputarão a Copa do Mundo no Brasil. Isso fará com que a nossa cidade tenha uma divulgação ainda maior. Com certeza isso atrairá mais turistas e que podem ser direcionados para conhecer as atrações de nosso interior.
Claiton Gonçalves – PDT
O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio hoje é o ponto turístico mais visitado não só de Farroupilha, como de nossa região. Trata-se de turismo de visitação permanente com atrativos religiosos e gastronômicos. Atualmente existem dificuldades na infraestrutura, principalmente nos dias de maior movimento. Nosso governo irá implementar um plano de valorização deste nosso ponto turístico construindo uma ciclovia e ampliando a faixa de pedestres. Esta ciclofaixa terá início no monumento da imagem de Nossa Senhora de Caravaggio junto ao entroncamento da RSC 453 com a FR 10, indo até o Santuário.
O Parque da Imigração Italiana de Nova Milano será totalmente reformulado, passando a ter investimentos que contemplem a construção de um prédio para abrigar o museu da imigração, além de suporte gastronômico. Construiremos uma pista de caminhada e revitalizaremos este parque com um projeto simples de custo compatível e viável abandonando a ideia de mega projetos utópicos. Concluiremos o asfalto para o Salto Ventoso e dotar o parque de infraestrutura que permita utilização permanente daquela que é nossa maior beleza natural.
Tradicional área de lazer dos farroupilhenses, localizada no Centro da cidade, o Parque dos Pinheiros carece de melhoramentos na sua infraestrutura que não se limitam ao cercamento e melhoramentos na pista de caminhada. Iremos biorrecuperar o Parque Santa Rita transformando em local de lazer e gastronomia e implantar um mini Jardim Botânico.
Glacir Gomes – PV
Como cidadão gostaria de ver instalada no município a maior Empresa do Mundo e sem Chaminé, que é o Turismo, a indústria que mais cresce no mundo. O turismo cresce inclusive em épocas de queda na economia, pois as pessoas estão buscando cada vez mais as viagens como lazer principal. Temos que motivar os vários segmentos da cidade a criar uma vocação turística, onde as pessoas reconheçam Farroupilha como realmente uma cidade de atrativos turísticos. O Conselho Municipal de Turismo (Contur), por exemplo, deve ser mais valorizado, temos na cidade muitas pessoas capacitadas e interessadas em desenvolver o setor. Temos que aproveitar este grande fluxo de turismo comercial e religioso, bem como esta rica historia da imigração italiana que a cidade possui. Atrativos e belezas naturais temos muitas para atrair turistas. Temos maior numero de belezas naturais que muitas cidades e não são explorados para trazer mais turistas. Temos que melhorar os pórticos a sinalização da posição da cidade. Temos muito mais que muitas cidades que exploram com sabedoria o turismo. Cidades como Carlos Barbosa, Bento, Gramado e Nova Petrópolis. Nestas cidades tem ruas cobertas, WCs em vários locais, onde as pessoas se sentem à vontade para desfrutar de um ambiente apresentável e acolhedor. Podemos criar uma área de Gastronomia e diversão junto à estação ferroviária, prédios com fachada em estilo Italiano e dentro com modernas instalações.