De pai para filho, de pai para filha

Histórias sólidas nascem da coragem e dedicação de alguém. O Coplane Contabilidade chega aos 60 anos, valorizando os princípios do

FOTO: Valfredo De Cesaro/Candida Photo Art

Histórias sólidas nascem da coragem e dedicação de alguém. O Coplane Contabilidade chega aos 60 anos, valorizando os princípios do homem que o criou: Antônio Dotta, nascido numa colônia de Carlos Barbosa e que partiu para os estudos, iniciando a prestação de serviços especializados na área de contabilidade em Farroupilha, em 1962.
Não demorou muito e trouxe o filho, Antônio Luís Dotta, para crescer dentro da empresa da família, o Escritório Conor Ltda., que em 1977 passaria a se chamar Coplane Contabilidade e Planejamento. O nome surgiu da junção de COntabilidade e PLANEjamento.
O filho aproveitou a oportunidade trabalhando como funcionário desde abril de 1976 e 20 anos depois tornaria-se sócio do Coplane.
Juntos, pai e filho desenvolveram um planejamento estratégico que fez com que o escritório passasse por uma reestruturação, na qual novos processos foram realizados e projetos sociais iniciados.
O empreendedorismo havia sido transmitido e gerava frutos para atender as necessidades dos clientes.
Para completar a tradição da família Dotta, a filha de Antônio Luís, Júlia – graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – juntou-se ao pai em março de 2021, caracterizando a terceira geração no ramo contábil em uma união de experiência e a inovação para dar continuidade a um legado iniciado há 60 anos.
Em uma entrevista ao jornal O Farroupilha, o saudoso Antônio Dotta declarou: “Minha relação com os clientes sempre foi ótima porque eu nunca medi esforços para que uma empresa atendida por mim fosse bem”.
O Coplane continua seguindo o princípio de seu fundador, atestando que os ensinamentos de pai para filho são fonte inesgotável de excelência de atuação. Dentro do Coplane e na vida.

Quem é o Coplane?

O escritório é especialista em contabilidade, com a solidez de uma experiência adquirida em mais de 60 anos. No entanto, o forte do Coplane são as pessoas, a equipe pró-ativa que com seus talento,s individuais e somados, auxilia os clientes em todas as questões relacionadas ao universo fiscal, tributário, contábil e de recursos humanos.
Se as máquinas calculam números de patrimônios, bens, direitos e obrigações para empresas, públicas ou privadas, são as pessoas que fazem a diferença na orientação focada na evolução do negócio de cada cliente do Coplane.
Por isso, o Coplane é a Eliane, Nadieli, Brenda, Miriam, Solange, Vanessa M., Tatiane, Rosângela, Luciane, Viviane, Sheila, Vanessa G., Francieli, Cátia, Edson, Jorge, Júlia, Valdemira, Antônio Luís, André e a Juliana.
São eles que planejam e trabalham para organizar tudo, cuidando das etapas burocráticas para que os clientes – pessoas físicas e jurídicas – cuidem de prosperar.

O que faz o Coplane?

Trabalha de forma a organizar os departamentos da empresa nas seguintes áreas: fiscal, tributária, contábil e de recursos humanos, sendo orientador em tomadas de decisão.
A meta é simplificar os processos e auxiliar no crescimento dos clientes e para isso possui parcerias estratégicas com consultores, além de um atendimento individualizado para cada tipo de empresa.
O Coplane entende que crescer de forma organizada é fundamental para garantir a lucratividade do negócio e por isso há mais de 60 anos auxilia empresas de pequeno e médio porte a aumentarem sua lucratividade, estabelecendo rotinas de controle e monitoramento nas áreas citadas.
O Coplane também desenvolveu o plano de atendimento Evolução Contínua, com foco em empresas já consolidadas em seu mercado de atuação. Com profissionais altamente qualificados, o escritório auxilia o empreendimento na análise de dados e cenários possíveis, fornecendo informações valiosas para a tomada de decisão.
O que torna isso possível é a experiência adquirida e consolidada em mais de 60 anos de atuação, combinada com a busca constante de atualização.

Pioneirismo e inovação

O Coplane foi o primeiro escritório de contabilidade a adotar o sistema de células, o que garantiu maior segurança aos processos de trabalho. Seguindo a tradição inovadora, em 1988, o escritório também foi o primeiro da região a entrar na era da TI, minimizando com isso, o risco de erros e entregando precisão e eficiência a seus clientes. Desde então, são realizados constantes investimentos em tecnologia e na melhoria dos processos de gestão, para cada vez mais, garantir um trabalho de excelência que auxilie o cliente a tornar realidade o seu projeto.

A inovação e a busca constante por melhorias são características cultivadas desde o início e transmitidas de geração em geração. O fundador, Antônio Dotta, possuía uma visão de futuro quanto ao planejamento muito clara, o que hoje é fundamental para a realização de todas as ações.

Prestar apoio constante e personalizado requer investimentos em pessoas e tecnologia e o Coplane acredita que somente desta forma pode identificar oportunidades de crescimento.

Mais que um escritório de contabilidade, o Coplane é parceiro em grandes ações, valendo-se da seguinte diretriz para continuar cumprindo o princípio de seu fundador: “Olhar para o futuro é pensar no agora, em como podemos fazer mais e melhor”, afinal, como o senhor Antônio Dotta costumava dizer: “…eu nunca medi esforços para que uma empresa atendida por mim fosse bem”.

Novidades ao primeiro público

O pioneirismo ganha ares de renovação com as inovações na identidade visual da empresa e os funcionários do Coplane foram o primeiro público a conhecer as novidades, apresentadas pela diretoria na noite de 5 de agosto.
Todo o material de divulgação dos serviços foi mostrado às pessoas que são a alma do Coplane e juntos celebraram os primeiros 60 anos do primeiro escritório de contabilidade de Farroupilha

Muito obrigado!!!

Agora que estamos comemorando os 60 anos, muitas lembranças vêm a tona. Lembranças de uma vida. Entrei com 12 anos e logo estava indo a Porto Alegre entregar e buscar documentos na Junta Comercial, indo a Antônio Prado buscar e entregar documentos para clientes e hoje são para esses que quero agradecer.
Para muitos são simplesmente clientes, para mim representam uma escola de vida. Neste mês completo 46 anos de Coplane, depois da minha família, me dei conta que o que eu aprendi como ser humano foi convivendo com gente do bem e que muitos chamam de clientes, mas eu chamo de amigos, parceiros e professores, porque ainda estou aprendendo com eles, até um padrinho de crisma surgiu nesta escola chamada Coplane.
Obrigado amigos, parceiros e professores por acreditarem em nós, falando em nome da Família Dotta, e por terem me tornado o profissional e ser humano que sou.

Antônio Luís Dotta