Família Rössler: uma história, um legado
Dos antepassados aos atuais gestores da Rössler Diagnósticos por Imagem, a presença do amor à Medicina como fator fundamental do progresso de uma cidade
Existe história por trás de um empreendimento lançado em uma sociedade. História que fala de pessoas e sonhos, de dedicação e propósitos, como o de cuidar do outro. A família Rössler, conhecida no município de Farroupilha por sua trajetória nas áreas da medicina, comunitária e política, é descendente de espanhóis, belgas, poloneses, italianos e claro, alemães. Uma verdadeira bem-estruturada babilônia que gerou profissionais dedicados, em diferentes áreas da saúde.
Às vésperas de completar 30 anos de atuação no mercado, a Rössler Diagnósticos por Imagem se consolida como pioneira em tecnologia de diagnósticos por imagem, contando com amplo quadro de profissionais especializados sob o comando dos irmãos Kátia Maria Rössler Roncatto e Jayme Carlos Rössler, filhos de Dr. João Carlos Rössler e Ione Nervo Rössler.
Celebrações são ocasiões especiais para se contar histórias e quem faz isto muito bem é a pesquisadora Vania Tonietto Brugali, que colaborou na organização da obra “História da Medicina de Farroupilha”, de autoria do Dr. João Carlos, a quem também agradecemos a parceria para esta matéria.
Heinrich Ernst August Kunnert
O começo de tudo tem como protagonista o casal Friedrich Kunert e Elisabeth Reinold, ele mecânico, ela, dona de casa, pais de Heinrich Ernst August Kunnert, respectivamente, tetravós e bisavô dos doutores João Carlos e Édison Renato Rössler.
August estudou em uma instituição de formação luterana de Barman, distrito de Wuppertal, Alemanha.
August, como ficou conhecido, foi ordenado em 11 de agosto de 1885 na Igreja Evangélica de Unterbarmen e, pouco antes de completar 25 anos, chegou a Porto Alegre e em 4 de dezembro de 1885, em São Vendelino. No ano seguinte, casou-se com Julie Halbach, nascida em Elberfeld, Renânia (Alemanha). August e Julie Halbach firmaram raízes na região de São Vendelino, São Sebastião do Caí e Montenegro. Ele atuou como líder comunitário, pastor luterano, político de grande influência e foi candidato às eleições municipais de São Vendelino em 1891.
August e Julie formaram uma família numerosa cujos descendentes e ramificações se espalharam Brasil afora. O casal gerou 10 filhos, seis homens e quatro mulheres: Emanuel, Friedrich, Hedwig (ou Edwiges — avó de João Carlos e Édison), Frieda, Wilhelm, Ernst, Júlia, Karl, August e outra menina que não encontramos registro.
August Kunert dedicou-se com afinco à sua comunidade e o exercício da Medicina não só o colocou em evidência, como o aproximou dos imigrantes italianos. Faleceu em 10 de maio de 1939, em Montenegro (RS).
João Guilherme Rössler e Edwiges Künnert Rössler
Seguindo a ascendência e a cronologia da família Rössler, Edwiges Künnert, uma das filhas do pastor luterano August Kunert e Julie Halbach, nasceu em Montenegro.
Na juventude ela se enamorou de João Guilherme Rössler, nascido em São Leopoldo, embora ele fosse católico e ela protestante, questão primordial à época. Ele era filho de Afonso Rössler e Luiza Rizz. Casaram-se e fixaram residência em Soledade, seguindo a carreira odontológica. Na mesma cidade, tiveram quatro filhos: Silvia, Laura, Jayme Romeu (pai de João Carlos e Édison Renato) e Maria. Mais tarde, a família se mudou para Montenegro.
Jayme Romeu Rössler
Jayme Romeu formou-se em Medicina em 1939 e logo viajou a Farroupilha, onde conheceu a farmácia e Hospital Cibelli, de propriedade de Dionysio Cibelli.
A partir de 1940, começou a trabalhar no hospital, como profissional formado. Depois da morte de Cibelli, em setembro de 1955, Dr. Jayme Romeu adquiriu o imobilizado, abrindo as portas do hospital para a comunidade sob sua administração. A partir daquela data, a instituição foi modernizada, com ênfase na obtenção de equipamentos de ponta, tornando o Hospital Beneficente Cibelli um dos mais bem-equipados do Estado.
Em maio de 1936, Dr. Jayme se casou com Alda Gomes Rössler e formou dois filhos médicos – Dr. João Carlos e Dr. Edison Renato.
Dr. Jayme Rössler modernizou a Medicina no município, pilotando, inclusive, o próprio avião equipado com instrumentos de primeiros socorros, apto a transportar pacientes para centros maiores.
Atuante na sociedade farroupilhense, foi prefeito da cidade de 1952 a 1955 e vice-prefeito de 1964 a 1969.
Dr. Jayme Rossler trouxe a Farroupilha a central de energia que era para ser domiciliada no município de Caxias do Sul, mas que está aí até hoje, ao lado da metalúrgica Soprano.
Instalou a hidráulica da Corsan e esteve à frente da construção da barragem da Julieta, assim como a estrada que liga Farroupilha a Caxias do Sul, hoje RS-122. Também se empenhou para a edificação de várias pontes, especialmente no interior, além da criação de escolas. Como prefeito, focou no tripé básico — água, luz e estradas.
Seus filhos:
João Carlos Rössler (16-11-1937) casou com Ione Nervo Rössler com quem teve os filhos Kátia Maria e Jayme Carlos.
Édison Renato Rössler (1º-6-1941) casou com Aida Maria Tesch Rössler, natural de Santa Cruz, com quem teve as gêmeas Andréa e Renata e Flávia (mora na Austrália).
João Carlos Rössler
A trajetória profissional do Dr. João Carlos foi marcada pelo atendimento a milhares de pessoas, muitas delas de forma gratuita, a exemplo de seu pai, Dr. Jayme Romeo Rossler, de quem também herdou a visão empreendedora.
“Entrava na sala de espera era atendido. Eu não queria saber da condição financeira da pessoa: precisava, eu atendia. Meu pai era assim, muito cuidadoso e meus filhos também são”, relembra o médico que, por 59 anos, dedicou-se à Medicina em Farroupilha.
Aos 86 anos, Dr. João Carlos ainda é presença constante nas duas unidades da Rössler Diagnósticos por Imagem. “Gostamos de cuidar das pessoas e a proximidade do médico transmite segurança. Tenho muito orgulho pelo trabalho dos meus filhos, pela dedicação e responsabilidade deles”.
Sobre manter-se ocupado, Dr. João Carlos ainda está trabalhando em mais duas obras literárias que pretende finalizar dentro de um ano e meio. Em 2019 lançou a “História da Medicina de Farroupilha”, registro que resgata a biografia de profissionais da saúde, desde os primórdios da colonização até os anos 1980, além de fatos históricos.
Quando jovem, o médico foi um esportista dinâmico, participando de diversas competições ciclísticas, além de ser um apaixonado por automobilismo: competia em rallys, dirigindo um Opala e chegou a atravessar o Brasil, de norte a sul.
“Também herdei de meu pai este gosto. Meu filho Jayme, assim como o avô, pilota aviões. Na política, participei de algumas ações, mas preferi me manter na área médica. Medicina é minha vida e, por ela, estou na expectativa de ver meu neto Pietro se formar, daqui dois anos”, afirma, entregando seu apreço pelos esportes, mas pouco afeto à política.
Em sua trajetória, reconhece quem esteve ao seu lado, destacando pessoas importantes para ele. “Meu irmão Édison sempre foi uma pessoa querida para mim, sempre nos ajudamos em nossas carreiras. Também não posso esquecer de minha esposa Ione, que me auxiliou demais ao longo dos anos. Foi e ainda é uma companheira de trabalho, mesmo sendo professora”, diz.
Dr. João Carlos Rössler interrompeu sua atuação na área da saúde com a chegada da pandemia, em 2020, mas, como vimos, segue presente confortando os pacientes nas unidades da clínica de sua família.
Os irmãos Kátia Maria Rössler Roncatto e Jayme Carlos Rössler
Kátia nasceu no Hospital Cibelli, de parto normal, sob os cuidados do avô, Dr. Jayme Romeu. Desde pequena, frequentou as dependências do Hospital Cibelli, na companhia do pai e do avô e mais tarde não hesitou em escolher a Medicina como carreira, formando-se em dezembro de 1986. Especializou-se em Pediatria e, a partir de 1989, já estava trabalhando no Hospital Cibelli.
Aos poucos, o trabalho diário e interno no hospital apontou a necessidade de Farroupilha se equipar e oferecer diagnósticos por imagem, até então defasados e dependentes de municípios vizinhos. Kátia optou por se especializar na nova área, passando a atuar, dentro do hospital Cibelli, realizando exames de ultrassom em parceria com o irmão Jayme Carlos, médico especializado em Radiologia.
Kátia é casada com João Carlos Roncatto, médico-veterinário com quem teve dois filhos: Joana (in memorian – 1999-2019) e Artur.
Jayme Carlos Rössler
Jayme Carlos herdou a responsabilidade de carregar o primeiro nome do avô paterno. Ele também nasceu de parto normal no Hospital Cibelli, sob os cuidados do avô e de uma parteira.
A partir dos 12 ou 13 anos começou a colaborar, no turno contrário ao da escola, com atividades administrativas do Hospital Cibelli. Formou-se em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), em 1988.
Ele optou pela residência médica em Radiologia. De 1992 a 1996 trabalhou no Instituto de Cardiologia do Hospital Ernesto Dornelles, como médico radiologista e preceptor de radiologia nas residências médicas. Naquela época, começou efetivamente a trabalhar na sua área de especialização, tanto em Porto Alegre quanto em Farroupilha, já no Hospital Cibelli.
Por volta de 1992, Kátia e Jayme passam a trabalhar dentro do Hospital Cibelli. Ela, como ecografista e Jayme, radiologista. Desta salutar parceria, surgiu a Rössler Diagnósticos por Imagem, instalada no próprio Hospital Cibelli.
Sobre estar inserido no contexto de uma família tão expressiva para o município, diz: “É muita responsabilidade, mas cada um de nós, no seu ritmo, coopera para dar continuidade ao legado dos homens que viveram antes, com trabalhos bem-feitos, cada um em sua época. Estamos honrando e fazendo a nossa parte”, concluiu Dr. Jayme Carlos Rössler.
Jayme é casado com Paola de Oliveira Costa com quem tem os filhos: Joaquim Carlos e Benício. Também é pai de Pietro e Gabriela.
Rössler Diagnósticos por Imagem
Farroupilha era carente na área de diagnósticos por imagem. Detectando esta lacuna, os irmãos Katia e Jayme dedicaram-se à especialização em diagnósticos por imagem. Ambos possuíam título de especialistas na área de diagnóstico por imagem pelo Colégio Brasileiro de Radiologia.
Inicialmente começaram a trabalhar no Hospital Cibelli e em outubro de 1994 inauguraram uma nova clínica no centro de Farroupilha, no Centro Comercial Rui Barbosa, inicialmente com o nome de CIDI-Centro de Investigação Diagnóstica por Imagem e em 2019, na comemoração dos 25 anos, fizeram a transição da marca CIDI para Rössler Diagnósticos por Imagem.
Sempre mantendo o pioneirismo, instalaram o primeiro mamógrafo na cidade e em 2020, mamógrafo digital. A clínica foi pioneira na instalação de tomografia, densitometria óssea e ressonância magnética. Na área de ultrassom sempre primou por aparelhos de tecnologia de ponta.
Em 2013 expandiu suas instalações abrindo uma unidade no prédio onde era o Hospital Cibelli.
Em outubro próximo, a Rössler Diagnósticos por Imagem completará 30 anos.
REPORTAGEM:
Claudia Iembo e Vania Tonieto Brugali